Prezado Donald Trump
Autor(a): Daniel Murad Ramos
Tenho enormes críticas ao seu sistema judiciário, que encarcera negros, latinos e pobres. Aliás, as referência que V. Exa faz a “ caça às bruxas” acusando a Suprema Corte brasileira por finalmente aplicar a lei contra golpistas, disseminadores de fake news e terroristas antidemocráticos, não se assemelha a verdadeira “caça às bruxas” realizada em seu país que perseguiu milhares de intelectuais, trabalhadores artistas no seu “ reino da liberdade”. Aliás, é digno de lembrança a farsa do julgamento de Sacco e Vanzetti.
Também tenho enorme reservas a um país que não adere à Corte Internacional, apoia incondicionalmente o genocídio do povo palestina. Aliás, Corte Internacional que deve acertar contas com alguns amigos seus, como Bibi Netanyahu. Não vou falar sobre Guantanamo e crimes diretos e por procuração, que vão da guerra do Vietnã, do bloqueio à Cuba e das intervenções na América Latina.
É verdade que seu país sempre enxergou o nosso como parte do seu grande quintal que julgam ser a América Latina. Também é verdade que vocês tiveram e tem o apoio de muitos brasileiros que apoiaram e apoiam a exploração e submissão de nosso povo aos seus interesses. Aliás, se tivéssemos passado a limpo nossa história e feito tivéssemos uma Justiça forte e efetiva teríamos punido por seus crimes os criminosos das ditaduras militares, os torturadores e assassinos que sob a batuta de seus governos subjugaram nosso país por décadas, tirando-nos a democracia e a liberdade.
Não me espanta o carinho deV.Exa com seus sabujos “ brasileiros”. Não se pode abandonar o vassalo. E, deve ser bom ( para vocês, é claro) ter gente da laia da família Bolsonaro para bater-lhes continência, como antes também faziam os generais da ditadura de 1964. Assim, compreendo que queira agora interferir no nosso país, buscando ajudar criminosos que, seguindo seu exemplo, são pouco chegados à democracia, mentem descaradamente, criam pretexto para golpes, fomentam a desordem e ataques às liberdades, fechando estradas, planejando bombas, vandalizando símbolos da República e desrespeitando sistematicamente à Constituição.
Confesso que também muitas vezes sou crítico ao judiciário brasileiro, inclusive ao nosso Supremo Tribunal Federal. Tal judiciário sufragou uma anistia para golpistas, assassinos e torturados que sob patrocínio direto de seu país aqui atacaram as liberdades. E foi conivente com políticos fascistas, como os Bolsonaros, quando estes já praticavam crimes tempos antes de alcançarem o poder. Mas, nosso judiciário tem de ser independente, não pode se submeter a pressões de ninguém, sequer de um pretenso tirano global de um império decadente.
Mr. Trump, imagino quanto deva ser difícil para o senhor ver nosso país altivo e ativo no cenário internacional. Cair a realidade que vocês não são maiores (nem menores) que ninguém. Deve ser devastador para um líder decadente ver a UNASUL, os BRICS e o MERCOSUL crescendo, vendo a emergência dos países do Sul. Deve ser sofrido ver o Brasil governado por quem não lhe presta continência, defende nossos próprios interesses e procura outros parceiros no cenário internacional. Daí sabemos que quer usar nosso país para dar um recado ao mundo e tentar fazer prevalecer seus interesses comerciais e políticos. Mas o tiro sairá pela culatra. Nosso povo resiste. Aconselho que assista o filme Bacurau.
Mas, de qualquer forma, agradeço imensamente a carta de V.Exa em socorro de seu afilhado fascista brasileiro, ameaçando nosso país e impondo tarifas. Se a Polícia Federal indiciou e o Ministério Público, pelo Procurador Geral da República , denunciou com provas abundantes o ex. Presidente por tentar dar um golpe de Estado que envolvia impedir a posse do presidente eleito e até mesmo assassinatos, hoje sabemos que a marca de Joaquim Silvério dos Reis, está indelével na testa dele e de seus seguidores, pseudos patriotas, que conspiraram contra o Estado Democrático de Direito e agora visam, por seus amigos yankees, prejudicar o seu próprio país.
Obrigado, caro Donald, por nos mostrar quem são os amigos, os inimigos e os patriotas.
Saudações,
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Alfenas Hoje