Postado em segunda-feira, 28 de dezembro de 2020 às 16:04

Prefeito anuncia plano para criar três novas secretarias

Secretaria de Meio Ambiente, Cultura e do Servidor Público serão criadas em uma nova estrutura administrativa.


Alessandro Emergente

O prefeito de Alfenas, Luiz Antônio da Silva (Luizinho/PT), planeja criar três novas secretarias em uma nova estrutura administrativa. A ideia é enviar, em breve, para a Câmara Municipal um projeto de lei autorizativo para desmembrar algumas secretarias, criando três novas pastas a partir de janeiro.

Além da Secretaria do Servidor Público, que já havia sido anunciada, o prefeito confirmou duas novas secretarias: Meio Ambiente e Cultura. Nesses dois casos haveriam desmembramentos de outras secretarias já existentes.

No caso do Meio Ambiente, hoje a área está vinculada à Secretaria de Meio Ambiente e Limpeza Urbana, comandada por Dionizio José da Silva. Já o setor cultural é vinculado à Secretaria de Educação e Cultura, comandada por Evandro Lúcio Corrêa que assumiu a pasta em abril no lugar de Tani Rose, que desincompatibilizou-se do cargo para concorrer a uma vaga na Câmara Municipal. 

A revelação foi feita por Luizinho no programa “Conversa com o prefeito”, transmitido pela Rádio Pinheirinho no último sábado. Os desmembramentos das secretarias já eram especulados nos bastidores, mas somente a criação da Secretaria do Servidor Público havia sido anunciada publicamente.

O prefeito anunciou a sua intenção de criar três novas secretarias no seu próximo governo (Foto: Reprodução/Facebook)


A Secretaria do Servidor Público, segundo o prefeito, é uma demanda apresentada durante a campanha eleitoral ao funcionalismo. O objetivo é abrigar todas as questões relacionadas diretamente aos servidores públicos, como plano de carreira e recursos humanos.

O nome para o comando da Secretaria do Servidor Público já foi anunciado. É Flávio Campos, funcionário de carreira da própria prefeitura. Hoje, segundo o prefeito na entrevista, são cerca de 3.400 servidores públicos municipais.

Em relação ao comando das outras duas secretarias, alguns nomes já circulam nos bastidores, porém não há confirmação oficial.

Para modificar a estrutura administrativa, criando um novo organograma, a administração municipal depende de autorização legislativa. De acordo com o prefeito reeleito, o objetivo é apresentar a proposição no início do seu segundo mandato.

A estrutura administrativa atual tem 15 secretarias, além dos cargos de procurador-geral e de controlador-geral. Em 2017, a Câmara Municipal aprovou uma reestrutura administrativa com a criação da Secretaria de Desenvolvimento Estratégico e extinguiu a Secretaria de Administração.



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