Postado em sexta-feira, 15 de janeiro de 2021 às 14:02

Novo secretário de Esportes assume e Fábio Sôssur vai para Secretaria de Juventude e Turismo

Marco Antônio Leal é o novo secretário de Esportes e Sôssur, o Fô, é remanejado para o comando da Juventude e Turismo.


Alessandro Emergente

O prefeito de Alfenas, Luiz Antônio da Silva (Luizinho/PT), continua promovendo alterações na sua equipe de governo. O professor Marco Antônio Leal é o novo secretário de Esportes, Lazer e Recreação, cargo que era ocupado por Fábio Sôssur (Fô), que assumiu o comando da Secretaria de Juventude e Turismo. Os dois já estão no comando das novas pastas.

Na semana passada, o governo já havia anunciado três novos secretários, sendo que dois deles ainda dependem da aprovação da reforma administrativa pela Câmara Municipal. São eles: José Ronaldo Sabóia para a Secretaria de Turismo e Fabrício Casarejos Lopes Luiz, que comandará a Secretaria de Meio Ambiente a partir de agosto. As duas secretarias serão criadas na nova estrutura administrativa. 

Secretário de Esportes


O novo secretário é pedagogo e já integrou a Associação de Árbitros de Alfenas. Atuou como atleta no futsal e, por 10 anos, foi um dos organizadores do campeonato no bairro Pinheirinho.

Leal já assumiu a Secretaria de Esportes e disse que tem realizado um diagnóstico, levantando demandas e compreendendo melhor o processo que envolve a Secretaria.

Marco Antônio Leal e Fábio Sôssur, o Fô, integram a equipe de governo (Fotos: Facebook e Divulgação/Reprodução)


O novo secretário terá quatro assessores diretos, sendo que Luciano Assumpção (Arara) e Luciano Fernando (Babalu) estão mantidos na equipe. Arara será um dos coordenadores dos serviços de manutenção dos espaços esportivos. A novidade é a criação de uma equipe de profissionais (pedreiro, eletricista, pintor e um ajudante), vinculada à Secretaria de Esportes, para dar manutenção em quadras e campos de futebol.

O remanejamento da sede da Secretaria para o Ginásio Municipal Tancredo Neves, realizada pelo ex-secretário, foi vista como positiva por Leal. Disse que o novo ambiente ficou bem estruturado e gerou economia, com fim de um aluguel, o que permitiu gerar recursos para novos projetos, como a brigada própria para manutenção dos espaços esportivos.

Uma das preocupações, segundo Leal, é auxiliar as associações e equipes esportivas a se organizarem juridicamente para que possam ter sustentabilidade financeira, buscando recursos por meio de editais, por exemplo.

Sobre a realização de eventos, o novo secretário lembra que o período ainda é de incertezas devido à pandemia, porém planeja a organização de competições, como a tradicional Copa Alfenas de Futsal, para o segundo semestre de 2021.

Turismo e Juventude

Sôssur, que esteve à frente da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação nos últimos quatro anos, assumiu a Secretaria de Juventude e Turismo. Na nova pasta, pretende articular políticas públicas junto a outras secretarias, desenvolvendo projetos que visam a juventude e o estímulo ao turismo.

Sobre o turismo, o secretário acredita num potencial bastante integrado a questão ambiental, sobretudo no que se refere ao potencial turístico relacionado ao Lago de Furnas. Em relação à juventude aponta a necessidade de um trabalho integrado com outras pastas, como Educação, Cultura, Esportes, entre outras.

Uma novidade é a criação de uma ouvidoria para acolher demandas relacionadas a juventude e ao turismo. Segundo o secretário, é necessário um processo constante de interação com o público, identificando os anseios para elaboração e reformulação das políticas públicas.

Balanço das ações

Sôssur também fez um balanço à frente da Secretaria de Esportes e apontou uma série de ações, como a reforma de nove quadras poliesportivas, construção de novas áreas de lazer no Novo Horizonte e de campos de futebol no Portal das Esmeraldas e no Santa Clara. O início da construção da nova pista de skate, no Jardim Aeroporto, é outro fato importante apontado. A obra deve ser concluída no atual mandato.

Uma outra ação é a criação da série A e B do Campeonato Amador de Futebol, subindo de 16 para 28 equipes participantes. Os campeões passaram a ter direito a disputa do Campeonato Regional/Copa Alterosa com apoio financeiro da Prefeitura de Alfenas.

O secretário também cita o fim das taxas para participação em competições e para uso do Ginásio Municipal e a aquisição de um ônibus, com 28 lugares, obtido com recurso oriundo de uma emenda parlamentar do senador Rodrigo Pacheco (DEM) que envolveu uma articulação política do vereador José Carlos de Moraes (Vardemá/PCdoB).



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo