Postado em sábado, 4 de dezembro de 2021 às 09:09

Parte das escolas indicadas para municipalização apresenta Ideb acima dos obtidos pelas redes estaduais e municipais

Ao longo dos anos, algumas escolas estaduais de Alfenas, indicadas à municipalização, tiveram Ideb acima dos obtidos nas esferas estaduais e municipais.


 As escolas estaduais de Alfenas indicadas pelo Projeto Mãos Dadas para serem municipalizadas em sua primeira fase tiveram, em alguns anos, o Ideb acima das esferas estaduais e municipais de ensino. É o que revela o levantamento dos índices realizado através dos dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), que monitora todas as instituições de ensino do país mantendo informações sobre vários aspectos e avaliações educacionais. Os dados foram analisados pelo projeto de extensão “A Imaginação Sociológica e o Sul de Minas”, do curso de Ciências Sociais da Unifal (Universidade Federal de Alfenas).

Como apontado em matéria anterior, o Projeto Mãos Dadas prevê em sua primeira fase a municipalização de quatro escolas estaduais de Alfenas que oferecem os anos iniciais do ensino fundamental, a EE Professor Vianna, EE Arlindo da Silveira, EE Dirce Moura Leite e EE Coronel José Bento. O gráfico abaixo mostra o Ideb, entre 2005 e 2019, dessas quatro escolas em comparação com o índice das redes estaduais e municipais de ensino de Alfenas. É possível notar que o Ideb varia em cada levantamento dos índices, fazendo com que algumas escolas ultrapassassem em determinados anos o Ideb de alguma das redes, ou até mesmo de ambas, como acontece com a EE Coronel José Bento desde 2005. 

No ano de 2005, a EE Arlindo da Silveira obteve o Ideb abaixo da rede municipal e estadual de ensino, já a EE Coronel José Bento e a EE Dirce Moura Leite obtiveram o Ideb acima das duas redes. A EE Professor Vianna não teve seu Ideb divulgado nos anos de 2005 e 2007, apenas a partir de 2009. Até o ano de 2007, o Ideb da rede municipal de ensino se encontrava acima da rede estadual, mas isso muda no ano de 2009 adiante, em que a rede estadual ultrapassou a rede municipal.

A partir de 2009, quase todas as escolas que estão indicadas a serem municipalizadas ultrapassaram o Ideb das redes municipal e estadual. Apenas a EE Arlindo da Silveira obteve o Ideb abaixo da rede estadual neste ano, mas no ano de 2011 seu Ideb foi maior. As escolas que caíram em seus índices, comparado com a rede estadual, em 2011, foram a EE Dirce Moura Leite e a EE Professor Vianna. Em 2013, a EE Dirce Moura Leite obteve também índice abaixo da rede estadual. Entre 2009 e 2013, todas as escolas indicadas ultrapassaram o Ideb da rede municipal.

De 2015 a 2019, algumas escolas voltaram a obter o Ideb abaixo da rede municipal. Casos, em 2015, da EE Arlindo da Silveira e da EE Professor Vianna. Já em 2017, a EE Professor Vianna obteve o Ideb acima da rede municipal, mas a EE Arlindo da Silveira continuou com o Ideb abaixo, sendo a única escola com o índice menor, comparado à rede municipal neste ano.

Em 2017, apenas a EE Coronel José Bento obteve Ideb acima da rede estadual. O gráfico nos mostra que a EE Coronel José Bento é a escola que possui os maiores índices de desenvolvimento da educação básica de 2005 até o último levantamento ocorrido em 2019, ultrapassando os Idebs das duas redes de ensino em todos os anos.

No último levantamento, em 2019, a EE Arlindo da Silveira e a EE Dirce Moura Leite obteve o Ideb abaixo da rede municipal e da rede estadual de ensino. As outras duas escolas, EE Coronel José Bento e a EE Professor Vianna obtiveram índces acima das duas redes neste ano.

Todos os dados coletados e analisados são referentes aos anos iniciais do ensino fundamental, até o 5° ano, antiga 4° série. O termo série não é mais utilizado, de acordo com o projeto de Lei de 2006, que dividiu o ensino fundamental em anos iniciais, até o 5° ano, e anos finais, até o 9° ano.

A municipalização do ensino fundamental das escolas estaduais de Alfenas foi debatida no início de novembro na Câmara Municipal durante um encontro com o superintendente regional de Educação, promovido pela Comissão Especial de Educação (CEE). Assuntos como adjunção não definitiva, diferença salarial e não aproveitamento de tempo dos professores na rede estadual, foram levantados como dificuldades promovidas pelo projeto Mãos Dadas.

Problemas como a qualidade de ensino e a diferença salarial entre os professores da rede estadual e municipal (os profissionais do Município recebem um valor menor) foram questionados pelos próprios professores presentes na reunião da Câmara promovida pela CEE, mostrando insegurança dos profissionais da educação perante o projeto de municipalização.

“A Imaginação Sociológica e o Sul de Minas”

O Projeto de Extensão “A Imaginação Sociológica e o Sul de Minas”, da Unifal, desenvolve as suas atividades em parceria com o jornal online Alfenas Hoje e tem por objetivo ampliar debates sobre questões sociais junto à população, por meio do levantamento e da análise de dados. Aguçar um olhar diferente do qual estamos habituados na vida cotidiana, com uso de dados ao longo do tempo, é uma maneira de mergulharmos na nossa imaginação de maneira crítica e reflexiva para compreendermos nós mesmos, nossas organizações sociais e o mundo.

A divulgação de dados sobre as escolas estaduais que estão previstas de serem municipalizadas na primeira fase do Projeto Mãos Dadas nos permite analisarmos quais dessas escolas obtiveram seu Ideb ao longo dos anos acima ou abaixo das esferas municipais e estaduais de ensino de Alfenas, o que auxiliará no debate sobre a municipalização das escolas públicas da cidade. O tema da municipalização precisa ser debatido, visando analisar seus impactos no Ideb dessas escolas e das esferas da rede ensino alfenense, pensando na vulnerabilidade para os professores, estudantes e a comunidade local, que serão, de fato, os grupos atingidos pelo projeto. É preciso analisar o impacto no próprio município de Alfenas, no que diz respeito à forma de lidar com a administração educacional local, tendo em vista que aumentaria o número de escolas para se fazer a gestão.



NOTÍCIAS RELACIONADAS


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo