Postado em quarta-feira, 23 de março de 2011
Prefeitura planeja privatizar matadouro e horto florestal
A prefeitura de Alfenas vai privatizar o Matadouro Municipal e o Horto Florestal. A decisão já foi tomada.
Alessandro Emergente
A prefeitura de Alfenas vai privatizar o Matadouro Municipal e o Horto Florestal. A decisão já foi tomada, mas depende da aprovação da Câmara Municipal que terá que autorizar o processo de privatização.
De acordo com o prefeito Luiz Antônio da Silva (Luizinho/PT), o projeto de lei que autoriza a privatização já está sendo elaborado e a intenção é enviá-lo à Câmara Municipal até abril. Informações como lance mínimo e previsões de valores ainda não foram disponibilizadas. O prefeito disse que ainda é preciso uma avaliação técnica dos dois imóveis para embasar o processo de concorrência.
Em Tempo
O projeto de lei que será enviado à Câmara, para concessão do direito real do uso do Matadouro, está praticamente pronto. Falta apenas o croqui que demonstra a área delimitada, que será enviado, como anexo, ao projeto de lei, a ser analisado pelos vereadores.
De acordo com o procurador-geral do município, José Ricardo Leandro e Silva, o anexo que falta, que é elaborado pela Secretaria de Planejamento, conterá a avaliação do imóvel. O projeto de lei relativo ao Horto Florestal está menos adiantado já que a prioridade, neste momento, é o do Matadouro.
Inviabilidade
Na avaliação do prefeito, a manutenção tanto do Horto quanto o Matadouro é inviável para o município. Somente com o Horto são gastos, em média, R$ 5 mil por mês em manutenção. Segundo Luizinho, a compra de flores para paisagismo do município acarretaria num custo menor aos cofres municipais e por isso a decisão de privatizar o Horto.
O Matadouro Municipal pertence a municipalidade, mas a administração é terceirizada. Segundo o prefeito, o contrato que concedeu a Associação dos Açougueiros de Alfenas a administração do local já está vencido. Está descartada a possibilidade de renovação do contrato. “Não é função da prefeitura matar bois”, afirma.
O prefeito confirma que houve manifestação de interesse por parte de empresários numa eventual privatização do matadouro. Com a divulgação do processo de privatização, acredita que haverá uma procura de interessados em participar de uma possível concorrência para aquisição do empreendimento
.
COMENTÁRIOS