Postado em segunda-feira, 9 de novembro de 2020
às 16:04
Alfenas entre as 29 melhores cidades para os idosos
Ranking nacional coloca Alfenas na 29ª posição entre as cidades com até 100 mil habitantes.
Alessandro Emergente
Alfenas aparece na 29ª colocação em um ranking nacional que aponta as melhores cidades do país para os idosos. O Índice de Desenvolvimento Urbano para Logenvidade (IDL) foi publicado pelo Instituto de Logenvidade Mongeral e é a segunda edição do estudo. A cidade manteve-se na mesma posição alcançada na edição anterior, publicada em 2017.
De acordo com os organizadores do estudo, houve um aumento no número de cidades incluídas na pesquisa em relação a edição anterior. Foram analisados 876 municípios contra 498 da edição anterior, publicada em 2017. Essas cidades foram classificadas em dois subgrupos: 280 consideradas grandes (com mais de 100 mil habitantes) e 596 consideradas pequenas (com até 100 mil habitantes).
Mesmo com o aumento no número de cidades analisadas, Alfenas manteve-se na 29 posição no ranking para cidades com até 100 mil habitantes. A primeira colocação ficou para Adamantina, no interior de São Paulo. No caso das cidades classificadas como grande a liderança ficou com São Carlos (SP).
Um dos bons itens que ajudou na pontuação de Alfenas, tida como destaque positivo pelo Instituto de Logenvidade Mongeral foi a variável ‘Cuidados de saúde’. “É uma das dez cidades pequenas com maior quantidade de médicos e uma das cinco com maior quantidade de hospitais para neurocirurgia, além de ter boa oferta de profissionais de fisioterapia”, pontuou o Instituto em seu site.
A variável ‘Cuidados de saúde’ é uma das sete analisadas para compor o ranking. Também são avaliadas Bem-Estar, Finanças, Habitação, Cultura e Engajamento, Educação e Trabalho, e Indicadores Gerais. São 50 indicadores que integram as sete variáveis.
A partir dos resultados, o IDL tem como objetivo, não apenas revelar as boas práticas das cidades em destaque, mas também apontar rumos para melhorias na gestão pública em prol dos idosos.
Diante disso, o Instituto faz alguns alertas. A cidade aparece entre os 100 piores desempenhos em número de escolas conectadas a internet com banda larga. Também aponta o número de acidentes de carro com mortes em Alfenas, o que coloca a cidade entre aquelas com desempenho mais baixo nesse indicador. Finalmente, a concentração de renda na cidade de Alfenas mostra-se como ponto de atenção, o que deve ser trabalhado para garantir melhorias no bem-estar da população.
O levantamento é feito com base em dados públicos de fontes oficiais como Agência Nacional de Saúde (ANS), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Ministério das Comunicações, Ministério da Saúde, Ministério da Educação, Ministério da Fazenda, Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Tesouro Nacional, além de entidades como a Fundação Getulio Vargas (FGV), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e organizações do meio privado, como Serviço Nacional do Comércio e Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT). O estudo completo pode ser obtido clicando neste link.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Número de mortes no Asilo sobe para 17 e em Alfenas chega a 24
- Casal de idosos do Asilo de Alfenas supera a Covid-19 e ganha destaque no El País
- Pesquisa aponta Alfenas na 29ª colocação em ranking da 3ª idade
COMENTÁRIOS