Postado em quinta-feira, 23 de outubro de 2025 às 16:45

Morre José Mendonça, natural de Alfenas e fundador do curso de Jornalismo da UFMG

Mendonça passou por grandes veículos de comunicação, além de ter presidido o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de MG.


 Da Redação

O jornalismo e a academia mineira lamentam a morte do professor José Mendonça, que faleceu na terça-feira, aos 107 anos. Nascido em Alfenas, Mendonça é reconhecido como um dos fundadores do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A informação do falecimento foi confirmada pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais. José Mendonça, que nasceu em 1917, foi uma figura central na história da imprensa no estado.

Além de sua contribuição para a criação do curso de Jornalismo da UFMG, onde lecionou de 1962 a 1992, Mendonça presidiu o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais, entidade comandada por ele entre 1951 e 1953.

Sua carreira na imprensa incluiu posições de destaque como diretor do jornal O Diário, chefe de redação da sucursal de O Globo e correspondente da Folha de S. Paulo. Mendonça iniciou sua carreira no jornalismo em 1938, em O Diário, na época, um dos jornais católicos mais importantes do país.

Mendonça nasceu em Alfenas, em 1917 (Foto: Associação de Imprensa Nacional / Divulgação)


A UFMG manifestou pesar pela perda, reconhecendo a relevância do professor: “O Colegiado de Jornalismo agradece a imensa contribuição de José Mendonça para a criação e o desenvolvimento do curso de Jornalismo. Nossos sentimentos aos amigos e familiares”, publicou a universidade em nota.

O Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais também prestou homenagem, destacando a "contribuição expressiva ao jornalismo mineiro e à formação de várias gerações de profissionais da imprensa no Estado ao longo de sua vida”.

Mendonça foi sepultado na tarde de quarta-feira, em Belo Horizonte.



Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo