Postado em sexta-feira, 24 de outubro de 2025
às 22:12
Alessandro Pereira é o mais votado para ser o próximo reitor da Unifal
Lista tríplice será enviada à Presidência da República para nomeação.
Da Redação
A comunidade universitária da Unifal (Universidade Federal de Alfenas) escolheu o professor Alessandro Antônio Costa Pereira como o candidato mais votado para assumir a Reitoria no ciclo 2026-2030. A consulta, que define a preferência da comunidade, foi concluída na quinta-feira, e o resultado foi divulgado pela Comissão Consultiva na sexta-feira.
Pereira obteve 44,32% dos votos após a proporcionalização, conforme os critérios definidos em edital. A outra candidata, professora Maria Rita Rodrigues, alcançou 30,22% dos votos.
Embora a votação tenha sido uninominal, o professor Alessandro Costa Pereira já apresentou a professora Vanessa Bergamin Boralli Marques, atual pró-reitora de pesquisa e pós-graduação, como sua vice-reitora para a próxima gestão, que sucederá o atual reitor, Sandro Cerveira.
Próximos passos e participação
A apuração seguiu os pesos definidos no edital nº 08/2025: 70% para a categoria docente, 15% para técnicos administrativos em educação e 15% para estudantes.
A participação total na votação foi de 2.558 membros da comunidade, distribuídos em 1.783 estudantes, 266 técnicos e 509 docentes.
.jpg)
O resultado da consulta será agora encaminhado ao Conselho Universitário (Consuni), que homologará os nomes aptos e elaborará a lista tríplice. Essa lista será enviada à Presidência da República, a quem cabe a decisão final e a nomeação do novo reitor. Tradicionalmente, o candidato mais votado pela comunidade é o nomeado, respeitando a escolha interna da instituição.
Quem são Alessandro Pereira e Vanessa Marques
Alessandro Antônio Costa Pereira é professor titular da Unifal desde 2017 e atual vice-reitor da Universidade. Graduado em Odontologia pela Universidade Vale do Rio Verde (Unincor), em Três Corações, concluiu mestrado (1995) e doutorado (2000) em Odontologia com concentração em Patologia Bucal pela Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOB/USP).
Servidor da Unifal desde 1997, atua nas áreas de Patologia Bucal e Patologia Geral, sendo responsável pelos laudos anatomopatológicos bucais na Instituição. Desenvolve atividades de pesquisa e extensão voltadas aos processos inflamatórios e neoplásicos da cavidade bucal, no âmbito do Laboratório de Patologia Bucal do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB).
Entre 2012 e 2017, atuou como avaliador do MEC/INEP e participou de programas de pós-graduação da Unifal, como o Programa de Pós-Graduação em Biociências (PPGB) e o de Ciências Odontológicas (PPGCO), orientando dissertações e teses e contribuindo para o fortalecimento da pesquisa translacional em saúde.
Na gestão universitária, exerceu funções no Departamento de Patologia e Parasitologia e foi pró-reitor adjunto e titular da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (PRACE) entre 2010 e 2014. Sua trajetória na Unifal é marcada pela defesa de uma universidade democrática, inclusiva, ética e inovadora, com forte articulação entre ensino, pesquisa, extensão e assistência estudantil.

Vanessa Bergamin Boralli Marques é professora titular da Unifal desde 2009. Graduada em Farmácia pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FCFRP-USP), possui doutorado em Toxicologia pela mesma instituição, com estágio sanduíche na Universidade de Leiden, na Holanda.
Atua nas áreas de Farmacologia e Toxicologia, com ênfase em farmacocinética aplicada a alterações fisiopatológicas, tanto em modelos clínicos quanto experimentais. Coordena projetos de pesquisa com foco em modelagem farmacocinética, em cooperação com grupos nacionais e internacionais.
Na Unifal, exerceu diferentes funções de gestão acadêmica e administrativa, consolidando ampla experiência em liderança universitária. Desde 2018, é pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, tendo atuado diretamente na expansão da pós-graduação stricto sensu, no aumento da captação de recursos, na implantação e fortalecimento de laboratórios multiusuários e na formulação de políticas institucionais para pesquisa, inovação e internacionalização.
Sua trajetória combina sólida produção científica com forte capacidade de articulação institucional, voltada à consolidação da Unifal como uma universidade de excelência e reconhecida pela qualidade de sua pesquisa e pós-graduação. Como gestora, tem priorizado o planejamento estratégico aliado ao cuidado com as pessoas, promovendo ações de valorização acadêmica, políticas afirmativas na iniciação científica e pós-graduação e iniciativas para permanência estudantil e fortalecimento das condições para o desenvolvimento científico.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Seis pesquisadores da Unifal estão entre os 2% mais influentes do mundo
- Unifal é homenageada pela Câmara Municipal pelos 20 anos de transformação em universidade
- Disputa pela reitoria da Unifal tem duas candidaturas oficiais confirmadas
- Transformação de Efoa em Unifal completa 20 anos
- Candidatos ao vestibular da Unifal podem solicitar isenção da taxa de inscrição até o dia 2
