Postado em quinta-feira, 2 de outubro de 2025 às 18:06

Disputa pela reitoria da Unifal tem duas candidaturas oficiais confirmadas

Professores Alessandro Antônio Costa Pereira e Maria Rita Rodrigues concorrem ao cargo máximo da instituição para o ciclo 2026-2030.


 Da Redação

A Unifal (Universidade Federal de Alfenas) deu início à campanha para a escolha do próximo reitor ou reitora, que conduzirá a instituição no ciclo 2026-2030. O processo de consulta à comunidade universitária confirmou oficialmente duas candidaturas para o cargo: a do professor Alessandro Antônio Costa Pereira e a da professora Maria Rita Rodrigues.

A votação será realizada de forma online no dia 23 de outubro e contará com a participação de estudantes, técnicos e docentes em efetivo exercício. O processo é de candidaturas uninominais, o que significa que a comunidade votará diretamente no nome que deseja para a reitoria. Ambos os candidatos já apresentaram os nomes que os acompanharão como vice-reitores em suas chapas.

Alessandro Antônio Costa Pereira e Maria Rita Rodrigues disputam a Reitoria da Unifal (Fotos: Divulgação)
A Comissão Consultiva, responsável pela organização da consulta, também confirmou a realização de dois debates presenciais (sem plateia), que serão transmitidos ao vivo pelo canal da Unifal no YouTube. As datas são: 9 de outubro, às 19h, e 21 de outubro, às 14h.

O processo de escolha, no entanto, ainda tem um ponto de atenção: o Conselho Universitário (Consuni) está analisando um recurso de uma terceira candidata que solicitou inscrição após o prazo oficial do edital.

O resultado da votação será divulgado em 24 de outubro e, em seguida, o Consuni homologará os candidatos mais votados e elaborará uma lista tríplice. Essa lista será enviada ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a quem cabe a nomeação formal do novo reitor ou reitora da Unifal.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo