Postado em domingo, 19 de outubro de 2025 às 12:12

As principais atrações turísticas da região: o que o Sul de Minas tem de mais encantador, segundo seus moradores

Ecoturismo e Poços de Caldas lideram como as atrações turísticas preferidas dos sul-mineiros.


 De acordo com uma pesquisa realizada com os moradores da região do Sul de Minas, o Ecoturismo é visto como a principal atração turística da região. Cerca de 28% dos entrevistados mencionaram locais e atividades voltadas para a conscientização ambiental, o contato com a natureza e o turismo de aventura como os maiores atrativos para quem escolhe viajar para o Sul de Minas.

Os dados são da pesquisa Identidade Sul-mineira e foram analisados pelo projeto de extensão “A Imaginação Sociológica e o Sul de Minas”, do curso de Ciências Sociais da Unifal.

 

A categoria foi logo seguida por Poços de Caldas, que se destacou como um dos destinos mais lembrados do Sul de Minas, com mais de 28% das menções. Alguns dos pontos turísticos mais mencionados que se localizam em Poços foram o Cristo Redentor e a cachoeira Véu das Noivas.
 
Algumas outras atrações também mereceram destaque. Cerca de 13% das respostas fizeram menção a outros municípios da região sem apontar um ponto turístico específico, como, por exemplo, Capitólio e São Lourenço. Logo em seguida veio São Thomé das Letras, com 11,5% das respostas, com menções às paisagens, à natureza e às histórias que envolvem o município.
 
Outras atrações que, embora citadas em menor porcentagem, mostraram estar na mente da população sul-mineira quando se fala em turismo. O turismo cultural, com 5%, destacou o valor das festas populares, locais históricos e manifestações artísticas típicas da região.
 
O turismo gastronômico apareceu com somente 0,8%, uma porcentagem pequena quando se considera que a comida mineira é uma das mais famosas e queridas do Brasil. “Espaços Urbanos” (1,7%), “Fora do Sul de Minas” (1%) e “Outros” (1,2%) completaram as indicações, o que demonstrou que, embora com menos menções, essas opções também fazem parte do imaginário turístico de quem vive na região.
 
Na comparação entre as regiões intermediárias do Sul de Minas (Varginha e Pouso Alegre) Poços de Caldas e o Ecoturismo também apareceram em primeiro e segundo lugar como atrações turísticas. Na região de Varginha, 32,8% consideraram o Ecoturismo o principal ponto turístico do Sul de Minas, e 27,3% consideraram Poços de Caldas. Já na região intermediária de Pouso Alegre, as posições se inverteram: cerca de 33% consideraram Poços de Caldas o principal ponto turístico e 29%, o Ecoturismo.
 
São Thomé das Letras apareceu novamente em quarto lugar como principal ponto turístico na região de Varginha, enquanto em Pouso Alegre, o quarto lugar ficou para o Turismo de Lazer, com mais de 8%.
 
Vale lembrar que o município de Poços de Caldas está localizado na região intermediária de Pouso Alegre, e é o que tem o maior número de habitantes do Sul de Minas, segundo o último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2022. Assim, sua relevância pode ser vista nas respostas, não somente como centro urbano e econômico, mas também como principal ponto turístico.

O Ecoturismo recebeu maior ênfase, tanto nas regiões intermediárias de Pouso Alegre e Varginha quanto no Sul de Minas de forma geral, o que evidenciou o potencial natural da região. As águas da região também tiveram um grande destaque, pois a maioria dos atrativos do ecoturismo mencionados foram cachoeiras, rios e o próprio Lago de Furnas, um local de grande importância para a região.

Mesmo o Turismo de Lazer mostrou esse potencial, já que os pontos do Circuito das Águas que foram mencionados foram inseridos nesta categoria. Além disso, em Poços de Caldas e São Thomé das Letras, muitos dos locais mencionados foram as cachoeiras, os parques e os pontos de natureza que fazem parte desses municípios.

Desse modo, é importante que esse potencial seja explorado de maneira sustentável, para se cuidar dos bens naturais da região, o que significa um investimento de conscientização quanto à conservação ambiental, e de políticas públicas que protejam e valorizem esses patrimônios.

Vale destacar que, entre os entrevistados, mais de ¼ não responderam quando questionados sobre qual consideravam ser o principal atrativo turístico do Sul de Minas. Esse dado chama a atenção, pois revela uma parcela significativa de indecisão ou desconhecimento em relação às opções turísticas da região.

Os dados analisados são da pesquisa Identidade Sul-mineira, realizada pela Unifal, que entrevistou 1.320 moradores em 20 municípios do Sul de Minas, entre os dias 14 de maio e 11 de junho de 2022. A pesquisa foi planejada e executada de maneira a permitir que os fossem pudessem ser analisados para os municípios de Alfenas, Poços de Caldas e Varginha, onde a Universidade possui unidades, de maneira separada, como amostras específicas, o que possibilita a comparação dos dados entre a região e os municípios. O Sul de Minas é entendido como um conjunto de 162 municípios que fazem parte das regiões intermediárias de Pouso Alegre e Varginha.

Para saber mais sobre essa importante pesquisa visite o site da pesquisa. Basta clicar aqui

Essa matéria foi elaborada por Ana Virginia Dias e Pamela Silvério Pinto, estudantes do curso de Ciências Sociais - Bacharelado, sob a supervisão do professor Marcelo Conceição. Os estudos são desenvolvidos no projeto de extensão “A imaginação sociológica e o sul de Minas” em parceria com o Alfenas Hoje.
 

 



NOTÍCIAS RELACIONADAS


Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo