Postado em quinta-feira, 16 de janeiro de 2025 às 01:01

Alfenas tem bons índices de gestão de resíduos e de saneamento básico, aponta IBGE

A análise foi feita pelo projeto de extensão “A Imaginação Sociológica e o Sul de Minas”, do curso de Ciências Sociais da Unifal (Universidade Federal de Alfenas).


 No Censo Demográfico de 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Alfenas se destacou positivamente no cenário nacional ao apresentar um desempenho acima da média em serviços de limpeza urbana, saneamento básico e gestão de resíduos. Os dados revelaram que o município mantém uma cobertura eficiente nesses setores e supera os índices nacionais, refletindo um compromisso consistente com a qualidade de vida de seus moradores.

Contudo, como mostra o gráfico a seguir, os dados apresentaram algumas particularidades na forma de destinação do lixo que chamam a atenção, quando comparadas a outros municípios da região, como Poços de Caldas e Varginha.

De acordo com a pesquisa, 92,57% dos domicílios em Alfenas tinham seu lixo coletado diretamente no domicílio por serviço de limpeza, um índice superior ao do estado de Minas Gerais (86,22%) e da média nacional (83,11%). Esses números destacam Alfenas com bom índice de coleta domiciliar, embora ainda um pouco inferior ao de Poços de Caldas e Varginha.

Outro dado importante foram os destinos alternativos que o lixo recebe em Alfenas. Em 2022, o município possuía 5,72% dos seus resíduos depositados em caçambas de serviço de limpeza, uma taxa menor que a de Minas Gerais (6,46%), mas superior à de Varginha (3,52%) e de Poços de Caldas (1,65%). Além disso, Alfenas apresentou 1,33% de lixo queimado na propriedade, taxa menor que a média estadual (6,63%) e nacional (7,11%), mas que ainda superior aos baixos índices de Poços de Caldas (0,25%) e Varginha (0,73%), onde a prática se mostrou quase inexistente.

Quanto ao esgotamento sanitário, Alfenas também se mostrou como um exemplo positivo. De acordo com os dados do censo, a cidade ficou muito acima da média nacional e estadual, com 94,14% dos domicílios conectados à rede geral de esgoto.

 

Esses índices se destacaram em relação à média nacional e superaram também os índices médios estaduais, reforçando o compromisso de Alfenas com o saneamento e a saúde pública. Além disso, enquanto o Brasil ainda enfrenta desafios, como os domicílios dependentes de fossas rudimentares, em Alfenas esse percentual revelou ser quase seis vezes menor que a média brasileira.

O município de Alfenas apresentou resultados significativos na cobertura de saneamento básico e na coleta domiciliar de resíduos. Esses avanços refletem o compromisso do município em melhorar a qualidade de vida de seus moradores, mostrando que o trabalho contínuo pode trazer resultados positivos para a cidade. Apesar de ainda existirem desafios a serem enfrentados, o município segue no caminho certo para aprimorar ainda mais seus serviços essenciais.



NOTÍCIAS RELACIONADAS


Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo