Postado em domingo, 31 de agosto de 2025 às 20:08

Unifal é a universidade mais lembrada do Sul de Minas, revela pesquisa

A instituição foi a mais citada do Sul de Minas por mais de 20% dos moradores da região, segundo pesquisa.


 A Unifal (Universidade Federal de Alfenas) foi o destaque entre as instituições de ensino superior do Sul de Minas. Foi indicada por mais de 23% dos respondentes que indicaram lembrar de uma instituição do Sul de Minas como a mais conhecida. Os dados são da pesquisa Identidade Sul-mineira e foram analisados pelo projeto de extensão “A Imaginação Sociológica e o Sul de Minas”, do curso de Ciências Sociais da Unifal.

A pergunta foi a seguinte: Quando você pensa em Faculdades, Universidades e Institutos da Região Sul de Minas, qual é a primeira que lhe vem à cabeça. O significado desse resultado demonstra que relevância acadêmica da Universidade vai muito além das estruturas da instituição e de seus estudantes, também está entre a população geral. Mesmo aqueles que não estudavam no momento ou nunca frequentaram o ensino superior a reconhecem como referência na região. 


No gráfico é possível perceber que outras duas instituições demonstraram forte reconhecimento: a PUC Poços de Caldas e a Unifenas (Universidade Professor Edson Antônio Velano), ambas instituições privadas. O IF Sul de Minas ocupa o quinto lugar, com 7%, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) também possui um percentual significativo de 3,9%, uma vez que Lavras não foi um dos municípios sorteados para a realização da pesquisa. A Universidade Federal de Itajubá (Unifei), que obteve pouco mais de 3% das citações, também se destacou. As instituições privadas Unis e Unincor, dos municípios de Varginha e Três Corações, respectivamente, também forma mencionadas.

Outras instituições privadas, além das citadas acima, foram mencionadas: Fadiva, FDSM (Faculdade de Direito do Sul de Minas) e Pitágoras. A última delas oferece cursos à distância, modalidade conhecida como EaD, o que sugere que o cidadão do sul de Minas tem acessado o ensino superior, mesmo que de forma remota.

Quando analisamos os dados por região intermediaria, a Unifal foi indicada por 24% na região de Varginha, onde tem duas unidades e por pouco mais de 22% na região de Pouso Alegre, onde tem apenas a unidade em Poços de Caldas.

Apesar de ser esse o cenário para o Sul de Minas, houve modificações relevantes quando analisamos os dados para Alfenas Poços de Caldas e Varginha, em que as principais instituições oscilaram quanto às indicações. 


Em Alfenas, onde se localiza a sede da Unifal, o percentual de citações acerca de lembrança da Universidade Federal de Alfenas é ainda maior, chegou a 66% de menções. Em seguida, a Unifenas teve a indicação de quase 30%.

 


Em Poços de Caldas, a PUC foi a mais lembrada, com 59% das menções. A Unifal ocupou a segunda posição, com grande diferença de valor, com de 40 pontos do que foi obtido pela PUC. Destaca-se ainda que o IF Sul de Minas e a Unifenas foram indicados.

 


No município de Varginha nota-se que houve pouca diferença entre as três primeiras posições. O centro universitário UNIS destacou-se por ser uma instituição local, sem demais filiais, com 27,5%. A Unifal ocupou o primeiro lugar. A Unifenas, foi citada por quase 20%. A UFLA foi citada por mais de 7% e outras universidades privadas (com destaque para FDSM, Fadiva e Univás (Universidade Vale do Spucaí) por mais de 10%.

Análise

Na contramão desses dados, o contingente de pessoas que não conhecem instituições de ensino superior revela uma necessidade de atenção. Para mais de 30% dos que foram entrevistados, não havia conhecimento de alguma instituição. A falta de conhecimento das IES é maior entre os que têm entre 45 e 59 anos e os que estavam acima dos 60 anos.

Nessas faixas etárias, os que não tinham em mente nenhuma intuição corresponderam a 27,3%, em cada uma delas, em relação aos que responderam não saber ou nenhuma. Entre os mais jovens, na faixa etária entre 16 e 24 anos, esse percentual foi de 12,7%, o menor dentre as faixas de idade. Assim, se faz importante atentar para tal aspecto, pois dá uma dimensão do distanciamento das IES para um segmento importante e representativo da população.

Essa situação aponta para a necessidade de melhorias quanto ao conhecimento sobre as atividades da Unifal e das demais instituições. A Unifal, inclusive, tem programas e projetos específicos para a terceira idade, como é do Universidade Aberta à Terceira Idade, além do atendimento efetuado em diversas áreas da saúde.

As melhorias podem vir a partir de maiores informações sobre o que é a universidade bem como seus cursos e as modalidades, formulando dessa maneira uma melhor comunicação entre a instituição e a população sul mineira, através das redes sociais e principalmente nas escolas.

O reconhecimento da Unifal no sul de Minas pode influenciar positivamente o ingresso da população no ensino superior público, diminuindo desigualdades na educação e no mercado de trabalho da população sul mineira.

A pesquisa Identidade Sul Mineira tornou possível realizarmos esses tipos de questionamentos, a fim entendermos a importância da educação para a população. E através dela, torna-se perceptível que o impacto da Unifal vai além do estudo, pois chega na forma como as pessoas enxergam a si mesmas e em suas perspectivas de vida, ao trazer a oportunidade de um ensino público e de qualidade, sendo assim uma forte referência no meio educacional e social. Compreender a capacidade de reconhecimento sobre as instituições de ensino superior do sul de minas faz parte do caminho para o crescimento de estudantes que poderão acessá-las.

Identidade Sul-mineira

Os dados analisados são da pesquisa Identidade Sul-mineira, realizada pela Unifal, que entrevistou 1.320 moradores em 20 municípios do Sul de Minas, entre os dias 14 de maio e 11 de junho de 2022. A pesquisa foi planejada e executada de maneira a permitir que os fossem pudessem ser analisados para os municípios de Alfenas, poços e Varginha, onde a Universidade possui unidades, de maneira separada, como amostras específicas, o que possibilita a comparação dos dados entre a região e os municípios. O Sul de Minas é entendido como um conjunto de 162 municípios que fazem parte das regiões intermediárias de Pouso Alegre e Varginha.

Para saber mais sobre esta importante pesquisa visite o site da pesquisa. Basta clicar aqui

Essa matéria foi elaborada por Giovanna Marques Modesto, estudante do curso de Ciências Sociais - Bacharelado, sob a supervisão do professor Marcelo Conceição. Os estudos são desenvolvidos no projeto de extensão “A imaginação sociológica e o sul de Minas” em parceria com o Alfenas Hoje.

 

 

 

 



NOTÍCIAS RELACIONADAS


Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo