Postado em segunda-feira, 25 de agosto de 2025 às 15:03

Maioria dos alfenenses considera o município o mais importante do Sul de Minas

55,6% dos alfenenses apontaram Alfenas como município mais importante da região, apontou pesquisa da Unifal.


Em Alfenas, mais de 55% dos entrevistados apontaram o próprio município como o mais importante do Sul de Minas. O mesmo ocorreu em Poços de Caldas, onde a autopercepção foi ainda mais forte: 61,6% consideraram a consideraram como o principal município regional. Já em Varginha, 48,7% acreditavam que o município ocupava o topo do ranking. Os dados são da pesquisa Identidade Sul-Mineira e a foram analisados pelo projeto de extensão “A Imaginação Sociológica e o Sul de Minas”, do curso de Ciências Sociais da Unifal (Universidade Federal de Alfenas).


No entanto, o município mais importante do Sul de Minas, segundo a pesquisa, é Pouso Alegre, com uma porcentagem de 21,7% das respostas. Seguido de Poços de Caldas (18,4%) e Varginha (14,7%). Alfenas, em nível regional, foi considerado mais importante para 8,6%. Belo Horizonte, mesmo não sendo do sul de Minas, aparece com uma pequena relevância nos números da pesquisa (4,2%). Três Corações foi indicado por 4,1% e Passos por pouco mais de 1%. Para 13% não havia município mais importante.

Pouso Alegre aparece também em destaque como o segundo principal município, com 18,9% das respostas de acordo com os sul-mineiros. Varginha (15,10%) e Poços de Caldas (13,10%) ficaram logo em seguida, respectivamente. Pouso Alegre, que é a maior cidade do Sul de Minas em números populacionais, com mais de 150 mil habitantes, ganha reforço de sua importância na região não só pela quantidade populacional, mas também, como visto pelos dados acima, pela opinião dos sul-mineiros.


Para os alfenenses, Varginha apareceu como o segundo mais importante, seguido de Pouso Alegre. A população de Poços de Caldas se dividiu igualmente, com 17,9%, entre o próprio município e o de Pouso Alegre. Para os varginhenses, Pouso Alegre foi apontado como o segundo município com mais destaque no sul de Minas.

Mas afinal, o que define a importância de um município?

A importância dos municípios não é medida apenas por números, mas também por percepções, vínculos e memórias construídos pela população. O lugar onde se vive, estuda, trabalha e constrói sua vida tem, naturalmente, um peso simbólico e representa uma determinada importância de acordo com estes critérios.

A autopercepção dos indivíduos, sobre seus municípios e municípios próximos, segue esta linha de construção: a população das cidades tendem a perceber suas próprias cidades como a mais importante a partir de critérios que fazem sentido para suas localidades.

Alfenas é exemplo desta autopercepção. É a sétima maior cidade do Sul de Minas em população, mas se coloca com força no debate sobre sua relevância regional. Além de ser sede da Unifal, é referência em saúde pública e formação superior e funciona como uma região intermediária, segundo a classificação do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), ou seja, exerce influência administrativa, educacional e econômica sobre um conjunto de cidades menores no seu entorno. Estes critérios são reconhecidos pelos próprios alfenenses: 55,6% acreditavam que Alfenas é o município mais importante da região. Assim como os cidadãos de Pouso Alegre, onde 68,50% reconheciam que o município é o mais importante da região.

Esse papel de região intermediária também se aplica a cidades de Pouso Alegre, Poços de Caldas e Varginha, que concentram serviços públicos, redes de transporte, centros universitários e hospitais de média e alta complexidade, atuando como núcleos de organização territorial no Sul de Minas, e refletindo tal papel nas percepções de maior destaque entre os municípios da região.

Fica uma questão para reflexão: Quando afirmamos que uma cidade é "a mais importante", estamos falando só dos números ou dos sentimentos, histórias e vínculos simbólicos e afetivos que estes municípios representam?

Os dados analisados são da Pesquisa Identidade Sul-mineira, realizada pela Unifal, que entrevistou 1.320 moradores em 20 municípios do sul de Minas, entre os dias 14 de maio e 11 de junho de 2022. O Sul de Minas é entendido como um conjunto de 162 municípios que fazem parte das regiões intermediárias de Pouso Alegre e Varginha.

Para saber mais sobre esta importante pesquisa basta clicar aqui

Essa matéria foi elaborada por Gabrielly Barbosa, estudante do curso de Ciências Sociais - Bacharelado, sob a supervisão do professor Marcelo Conceição. Os estudos são desenvolvidos no projeto de extensão “A imaginação sociológica e o sul de Minas” em parceria com o Alfenas Hoje.



NOTÍCIAS RELACIONADAS


Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo