Postado em domingo, 27 de outubro de 2024 às 11:11

Escolas de Alfenas têm queda no Ideb pós-pandemia

Resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das escolas de Alfenas mostram o impacto da pandemia de Covid-19.


 Entre as escolas públicas de Alfenas houve uma queda significativa no Ideb dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano), entre 2019 e 2023. As escolas estaduais de Alfenas foram duramente afetadas, com três delas sendo encontradas entre as dez piores da região sul de Minas Gerais. Os dados foram analisados pelo projeto de extensão “A Imaginação Sociológica e o Sul de Minas”, do curso de Ciências Sociais da Unifal (Universidade Federal de Alfenas).

A Escola Estadual Doutor Napoleão Salles exemplifica essa crise: em 2019, seu Ideb era de 4,1, subindo ligeiramente para 4,4, durante a pandemia, em 2021. No entanto, em 2023, após a volta do ensino presencial, a nota despencou para 2,8, indicando uma regressão preocupante. Situação semelhante foi observada na Escola Estadual Professor Viana, que viu sua nota cair de 4,2 em 2019, para 3,3, em 2023. Outra escola que mostrou um baixo desempenho foi a Escola Estadual Padre José Grimminck, com nota de 3,5 em 2023. Além do ensino fundamental, o cenário do ensino médio em Alfenas também não apresenta avanços. A Escola Estadual Padre José Grimminck obteve um Ideb de apenas 3,1 em 2023, e assim, foi novamente colocada entre as dez piores da região sul do estado.

Um ponto a ser observado é que as escolas que apresentaram as pontuações mais baixas de Alfenas, em 2023 também estavam entre as de pior desempenho do município em 2019. Isso sugere uma continuidade nas dificuldades que essas instituições enfrentam ao longo dos anos, possivelmente agravadas pela pandemia. A Escola Estadual Padre José Grimminck, por exemplo, já apresentava resultados preocupantes em 2019, assim como a Escola Estadual Professor Viana e a Escola Estadual Doutor Napoleão Salles, cujas notas permaneceram entre as mais baixas, apontando para uma tendência que vai além dos efeitos imediatos da crise sanitária.

Como não poderia ser diferente, a queda nos índices das escolas se fez sentir também nos dados do município, conforme mostra o gráfico abaixo, em houve queda entre 2017 e 2023.

 
No geral, a média do Ideb das escolas públicas de Alfenas para os anos finais do ensino fundamental foi de 4,9 em 2019, subindo ligeiramente para 5,1 em 2021, durante a pandemia, mas caindo para 4,3 em 2023, no período pós-pandêmico. Essa queda revela que, embora algumas escolas tenham conseguido se manter durante a pandemia, a maioria das instituições enfrenta dificuldades para lidar com as consequências que ela trouxe. O impacto da pandemia de Covid-19 e a interrupção das atividades presenciais nas escolas trouxe consequências profundas para o ensino, afetando diretamente os resultados de muitas instituições.

A realidade de Alfenas, refletida nos números do Ideb, levanta questões sobre a eficácia das políticas educacionais adotadas durante e após a pandemia, além de evidenciar a necessidade de ações concretas para diminuir as perdas no aprendizado do ensino básico público. O desafio que se apresenta é buscar estratégias que possam fortalecer o ensino na região, garantindo que as escolas possam não só se recuperar, mas também oferecer uma educação de qualidade para todos.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb, é um indicador utilizado para medir a qualidade da educação no Brasil. Ele é obtido por um cálculo entre o desempenho dos alunos em exames padronizados e a taxa de aprovação escolar. Esse indicador procura promover uma educação de qualidade, monitorando o avanço das escolas e apontando áreas que necessitam de melhorias.

A matéria foi elaborada pela estudante Ana Virgínia Dias Silva, do curso de Ciências Sociais-Bacharelado, sob a supervisão do professor Marcelo Conceição. Os estudos são desenvolvidos no projeto de extensão “A imaginação sociológica e o sul de Minas” em parceria com o jornal online Alfenas Hoje.

 



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