Postado em sábado, 5 de novembro de 2022 às 17:05

Festival Pint of Science volta a debater ciência em bares e restaurantes da região

Unifal é responsável pela coordenação do evento em Alfenas, Poços de Caldas e Varginha.


 Da Redação

Após dois anos de realização on-line, por conta da pandemia, o maior evento para o debate de ciência do mundo, que ocorre fora dos ambientes universitários, volta a acontecer em bares, pubs e outros espaços. Entre os dias 07 e 09 de novembro, pesquisadores da Unifal (Universidade Federal de Alfenas) vão ao encontro das pessoas em Alfenas, Poços de Caldas e Varginha para debater ciência de forma simples no festival Pint of Science.

“O festival visa oferecer palestras interessantes e relevantes sobre as últimas pesquisas científicas em um formato acessível ao público, principalmente em bares, pubs, cafés e outros espaços públicos”, conta a professora Marilia Gabriella Alves Goulart Pereira, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), responsável pela coordenação do evento em Alfenas.

Segundo ela, os pesquisadores envolvidos no festival querem aproximar do público por meio de uma plataforma, que permita discutir pesquisas junto às pessoas sem necessidade de elas terem algum conhecimento prévio sobre o assunto. “Somos uma rede de milhares de voluntários apaixonados por levar descobertas às pessoas, criada por uma comunidade de pesquisadores de pós-graduação e pós-doutorado em 2012”, enfatiza. 

Festival Pint of Science em Poços de Caldas no ano de 2018 (Foto: Arquivo/Cássius Melo)


Em Alfenas, o Pint of Science será realizado no Bar Bante à Rua José Constâncio da Silveira, 329, nos dias 08 e 09, a partir das 19h. Nesse local, serão debatidos temas voltados à utilização de psicodélicos, os benefícios do exercício físico para a saúde mental; o atual cenário do Pantanal; o processo de produção da cerveja; os impactos de microplásticos, e também pedagogia, indo do ponto de vista do oprimido até o ponto de vista do desempenho.

A organização está sob a coordenação da professora Marília Pereira em parceria com a professora Aline Roberta Danaga, do Instituto de Ciências da Motricidade (ICM). As atividades programadas contam com o apoio também do professor Marcos Vinícios Salles Dias, do Instituto de Ciências da Natureza (ICN); e das professoras, Livia Maria Rosatto Moda e Rosymar Coutinho de Lucas, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Confira mais detalhes na página do evento: Alfenas

Entre os temas que serão abordados, estão novamente no cardápio: saúde e envelhecimento, partículas elementares, criminalística e ciência forense, biologia, robótica, história, genética, feminismo, interface entre ciência e filosofia, satélites e muito mais.

A entrada é gratuita — paga-se apenas o que for consumido nos estabelecimentos — e não há emissão de certificado.

Sobre o Pint of Science

Em 2012 o Dr. Michael Motskin e o Dr. Praveen Paul, dois neurocientistas do Imperial College London, no Reino Unido, começaram e organizaram um evento chamado ‘Meet the Researchers’. A ideia era convidar pessoas afetadas por Parkinson, Alzheimer e outras doenças neurodegenerativas para conhecer o laboratório em que eles trabalhavam e mostrar a estas pessoas o tipo de pesquisa que estavam sendo realizadas.

Foi uma inspiração para visitantes e pesquisadores. Eles pensaram que se as pessoas querem ir aos laboratórios para encontrar cientistas, por que não levar os cientistas para as pessoas? E assim nasceu Pint of Science. Em maio de 2013, eles realizaram o primeiro festival Pint of Science em apenas três cidades do Reino Unido. Ele rapidamente decolou em todo o mundo e agora acontece em mais de 400 cidades.

O festival chegou ao Brasil em 2015, organizado pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP São Carlos. Desde então, o festival já aconteceu em 179 cidades de todo o Brasil até 2019. Por conta da pandemia da Covid-19 o festival não aconteceu presencialmente nos anos de 2020 e 2021, apenas no formato on-line. Este ano, o festival foi retomado em formato presencial e será realizado em mais de 40 cidades brasileiras, incluindo Alfenas, Varginha e Poços de Caldas. Nestas cidades, a coordenação é feita por professores da Unifal.

 



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo