Postado em quinta-feira, 6 de novembro de 2025
às 13:41
Alfenas adota drones para combate à dengue
Equipe consegue, com o equipamento, identificar locais onde há possibilidade de focos do mosquito Aedes aegypti.
Da Redação
A Prefeitura de Alfenas, por meio da Secretaria de Saúde e da Vigilância em Saúde Ambiental, adotou o uso de drones para o mapeamento de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
Com as imagens aéreas dos locais onde há possibilidade de focos do mosquito Aedes aegypti, as equipes da Vigilância em Saúde Ambiental, atuam para exterminar os focos. Caso não seja possível a entrada nos locais, a aplicação de larvicidas, será feita por meio do uso de drone, de forma precisa.
O coordenador da Vigilância em Saúde Ambiental, Edmauro Pereira, enfatizou que sempre estão em busca de novas estratégias para o combate à dengue. A Prefeitura de Alfenas aderiu ao uso dos drones para ampliar e intensificar a eliminação dos focos do mosquito Aedes Aegypti. O uso do drone se torna mais uma ferramenta que estamos utilizando neste momento para reforçar o combate aos focos do mosquito.
“As ações são permanentes, o combate à dengue é realizado durante todo o ano. Neste momento, podemos dizer que estamos em uma situação confortável, mas tanto a dengue quanto outras arboviroses são muito dinâmicas. Por isso, é importante que a população continue fazendo a prevenção e combatendo os focos do mosquito da dengue em suas casas” destacou o coordenador da Vigilância em Saúde Ambiental.
.jpg)
O diretor da empresa Voo pela Saúde, Felipe Coutinho, explica que o trabalho possui duas etapas principais. A primeira é o mapeamento das áreas é feito com o drone Matriz 360 de última geração. Ele realiza o mapeamento de possíveis focos de dengue na cidade, permitindo localizar locais de difícil acesso, como pneus, fundos de quintais, imóveis abandonados, caixas d’água abertas, piscinas mal cuidadas e calhas entupidas.
Após esse processo, os agentes de endemias vão até esses locais para realizar o tratamento. Nos pontos em que os agentes não têm acesso, retornamos com o drone, aplicando o larvicida diretamente nesses possíveis focos do mosquito.
O prefeito de Alfenas, Fábio Florêncio (PT), acompanhou o primeiro dia de atuação do drone e disse que a gestão busca uma ferramenta a mais para auxiliar à equipe de campo dos agentes de endemias no combate à dengue. “É uma tecnologia muito avançada, que veio para se somar ao trabalho que já vem sendo executado”, declarou.
