Postado em sábado, 6 de junho de 2015
às 02:58
Sete das 21 câmeras de vigilância da prefeitura estão com defeito, confirma secretário
A confirmação foi feita pelo secretário municipal de Defesa Social, Vander Cherri, em um documento encaminhado à Câmara Municipal.
Alessandro Emergente
Das 21 câmeras de monitoramento da cidade, operadas pela Guarda Civil Municipal (GM), sete estão com defeito. A confirmação foi feita pelo secretário municipal de Defesa Social, Vander Cherri, em um documento encaminhado à Câmara Municipal.
De um total de 21 câmeras espalhadas pela cidade só 10 estão funcionando normalmente. Outras quatro funcionam com a capacidade parcial. As outras sete estão com defeito, confirmou o secretário.
Parte das câmeras está queimada, portanto sem registrar imagens. Outras têm seu funcionamento comprometido, uma vez que saem do ar com frequência ou ainda não giram, o que limita o trabalho da equipe do monitoramento. A reportagem optou por não informar quais as câmeras que apresentam defeitos para não prejudicar o trabalho das equipes envolvidas na segurança pública.
Os equipamentos são utilizados para prevenção e até identificar pessoas durante práticas criminosas. Servem ainda para auxiliar o trabalho da PM (Polícia Militar) e até as investigações da Polícia Civil. Porém, os defeitos reduzem a eficácia do trabalho de integração dos órgãos públicos no combate ao crime.
Fora de linha
Segundo Cherri, as câmeras são de fabricação canadense e já saíram de linha, o que torna o custo de manutenção mais alto. Os equipamentos são via fibra ótica ou via rádio.
No caso das câmeras queimadas o governo informa que já solicitou um orçamento para que seja feita a manutenção. “Esta Secretaria está em fase de análise de possibilidades para correção dos problemas levantados", disse o secretário.
O documento com as informações sobre as câmeras de monitoramento foram encaminhados à Câmara Municipal em resposta a um requerimento aprovado pelo plenário. Quem solicitou as informações foi o vereador Evanílson Pereira de Andrade (Ratinho/PHS) após o Alfenas Hoje ter mostrado, com exclusividade, que a câmera instalada em frente a prefeitura não estava em funcionamento. O parlamentar disse a redação do portal de notícias que a reportagem o motivou a apresentar o requerimento.

COMENTÁRIOS