Postado em sábado, 11 de novembro de 2023
às 10:10
Alfenas aparece na 87ª colocação em ranking de cidades boas para idosos
No Sul e Sudoeste de Minas Gerais, Alfenas ocupa a 6ª posição de melhor IDL entre cidades médias.
Alessandro Emergente
Alfenas está na 87ª posição em um ranking nacional que aponta as melhores cidades para se envelhecer. Os dados são do IDL (Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade), que chegou a sua terceira edição em 2023. O estudo leva em consideração índices de três áreas (saúde, economia e socioambiental) para avaliar o bem-estar da população idosa.
O Censo de 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrou que a população brasileira ficou mais velha. O número de pessoas com 65 anos ou mais no Brasil aumentou 57,4% nos últimos 12 anos, o que representa 22 milhões de brasileiros nessa faixa etária.
O IDL é calculado a partir de diversas fontes públicas de dados, academicamente reconhecidos e que atendam alguns requisitos como o de serem consistentes e recentes. Foram 5.570 municípios analisados. Os números e apontamentos consultados são de fones como DataSUS, INSS e principalmente o próprio IBGE.
As cidades foram divididas, no estudo, em três categorias: grandes (com mais de 100 mil habitantes), médias (com população entre 34.850 e 100 mil habitantes) e pequenas (até 34.850 habitantes).
Alfenas, com 78.970 habitantes, aparece na categoria de cidades médias e é a 87ª cidade no ranking nacional. Quando comparada com cidades médias da mesorregião Sul e Sudoeste de Minas Gerais, a cidade é a sexta colocada. Veja a seguir os dados:
O IDL é calculado a partir da média ponderada de 23 indicadores. As três dimensões são: Economia, com peso de 35% na composição final do índice, Socioambiental (30%) e Saúde (35%). Confira a seguir:
COMENTÁRIOS