Postado em sábado, 4 de julho de 2009

Conferência apresenta 20 propostas para levar ao PPA

Vintes propostas foram apresentadas pela população na Conferência da Habitação, Urbanização e Meio Ambiente e a ideia é inclui-las no PPA (Plano Plurianual).


Alessandro Emergente

Vintes propostas foram apresentadas pela população na Conferência da Habitação, Urbanização e Meio Ambiente e a ideia é inclui-las no PPA (Plano Plurianual) que será executado nos próximos quatro anos. Mas antes, as propostas terão que ser levadas à Conferência das Cidades, prevista para 8 de agosto.

Fotos: Henrique Higino

Propostas da Conferência da Habitação, Urbanização e Meio Ambiente serão apresentadas durante a Conferência das Cidades,em agosto

As 20 propostas foram definidas na tarde deste sábado, na Unifenas (Universidade José do Rosário Vellano), durante a plenária final. Na semana passada, os participantes haviam definido 77 propostas iniciais que foram levadas a plenária decisiva. Mas muitas não foram incluídas no documento por já integrarem o plano de ação em andamento da atual administração municipal.

No último dia 26, sete pré-conferências foram realizadas em diversos pontos da cidade para definir as propostas a serem levadas a decisão final deste sábado. De acordo com a organização, 400 pessoas participaram da primeira fase das discussões e elegeram os delegados que integraram a plenária final.

Entre as propostas apresentadas estão a construção de ciclovias, coleta seletiva, colocação de lixeiras na cidade, política de fixação do homem no campo, ampliação de recursos municipais para o programa de moradia, programa de educação ambiental, criação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (hoje funciona como um departamento vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano).

Conferência das Cidades

Antes de serem inseridas no PPA, as propostas serão levadas a Conferência das Cidades, que já tem data marcada. Será no dia 8 de agosto, às 14h, no Ginásio Poliesportivo. A data prevista inicialmente era 9 de agosto, um domingo. A proposta do PPA tem que ser enviada à Câmara até o dia 31 de agosto, informou a secretária de Administração, Tanilda Araújo.

O PPA serve como referência para elaboração do orçamento municipal nos próximos quatro anos. O Plano Plurianual atual entrou em vigor em 2006, segundo ano da primeira gestão petista em Alfenas.

Em Andamento
Segundo o secretário de Coordenação de Governo, Antônio Carlos Esteves Pereira, durante a discussão das propostas, algumas prioridades apresentadas já integram projetos da administração. Um exemplo é a necessidade de investimento em calçadas e vias públicas.

O secretário informou que o prefeito Pompilio Canavez (PT) está pleiteando junto ao Governo Federal recursos que chegam a R$ 10 milhões que serão utilizados em pavimentação.

A colocação de cobertura em pontos de ônibus (abrigos aos usuários do sistema de transporte coletivo) foi outra demanda apresentada. Neste caso, o secretário afirmou que o município investirá no ponto central e a ideia é ampliar a reformulação de outros pontos.

Na área do transporte urbano, por exemplo, algumas propostas já estão inseridas em uma proposta de termo de ajustamento de conduta (TAC) a ser apresentado ao Ministério Público (MP). O documento foi lido pelo consultor do município, João Costa.

Segundo Costa, deverá ser feita uma revisão técnica do sistema de transporte coletivo. Com isso, sugestões, como novas linhas urbanas, devem ser encaminhadas à Procuradoria do Município que está a frente das negociações com a empresa Alfetur, concessionária do serviço.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo