Postado em domingo, 20 de agosto de 2023
às 23:11
A violência é o principal problema para os alfenenses, aponta pesquisa
Para quase 23%, a violência é o principal problema enfrentado no município de Alfenas.
A violência aparece como principal problema do município de Alfenas. Outros problemas como desemprego, educação e saúde também foram citados, mas são a violência e o desemprego que mais preocupam os alfenenses. É o que revela um levantamento feito pelo projeto de extensão “A Imaginação Sociológica e o Sul de Minas”, do curso de Ciências Sociais da Unifal (Universidade Federal de Alfenas).
No gráfico acima é possível fazer a comparação sobre o problema da violência na cidade com outros municípios da região e com o Sul de Minas. Alfenas se destaca ao apresentar quase o dobro do percentual do Sul de Minas. Há uma diferença que merece atenção, pois são mais de 10 pontos percentuais. Em Poços de Caldas a violência é o principal problema para mais de 15%, mais próximo ao resultado geral da região, e em Varginha apenas 8,5% a consideraram como tal.
O desemprego foi o principal problema apontado pelos sul-mineiros com mais de 17%, conforme aponta o gráfico 2. Em Alfenas esse percentual também foi alto: quase 21%; em Poços de Caldas de 14% e, em Varginha, era o principal problema para mais de 21% dos entrevistados.
Portanto, em Alfenas a violência tem sido mais sentida que em outros munícipios do Sul de Minas. O desemprego também é fruto de preocupação maior do que em Poços de Caldas e no Sul de Minas, porém, um pouco abaixo do índice de Varginha, onde se constituiu como maior problema.
Os dados analisados são da Pesquisa Identidade Sul-mineira, realizada pela Unifal, que entrevistou 1320 moradores em 20 municípios do Sul de entre os dias 14/05/2022 a 11/06/2022. O Sul de Minas é entendido como um conjunto de 162 municípios que fazem parte das regiões intermediárias de Pouso Alegre e Varginha.
Os dados apresentados não se referem às estatísticas divulgadas por órgãos de segurança pública. O que importou para este trabalho foi saber qual é a percepção dos moradores, como eles se entendem enquanto sul-mineiros e no caso dos problemas, como eles os percebem. A violência, que preocupa o alfenense, tem motivado as pessoas a reverem as suas relações com as instituições responsáveis pelo seu trato. Muitos, preocupados com seus patrimônios ou com a segurança dos seus familiares, têm recorrido a soluções como câmeras, alarmes, concertinas e segurança privada. Portanto, estes dados, além de revelar como as pessoas reagem aos problemas, também servem de alerta para as autoridades buscarem soluções.
Esta pesquisa tem relevância não apenas para conhecer as características regionais e aspectos sociais, culturais, políticos e econômicos do Sul de Minas. Como apontado nesta reportagem, a percepção que os moradores têm sobre a violência pode ajudar na busca por maior segurança pública em Alfenas. Conhecer as preocupações da população pode orientar autoridades e instituições na construção de políticas públicas.
Para saber mais sobre esta importante pesquisa visite o site da Unifal. Basta clicar aqui
.
Essa matéria foi elaborada pelo estudante Luciano Francioli Baroni, do curso de Ciências Sociais-Bacharelado, sob a supervisão dos professores Marcelo Conceição e Luís Groppo. Os estudos são desenvolvidos no projeto de extensão “A imaginação sociológica e o sul de Minas” em parceria com o Alfenas Hoje.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Escolas de Alfenas têm queda no Ideb pós-pandemia
- Mudanças na composição da população de Alfenas
- Taxa de analfabetismo dos municípios no Sul de Minas supera 6%
- Pessoas de baixa renda têm menos acesso às atividades de cultura no Sul de Minas
- Pesquisa da Unifal indica que jovens frequentavam mais os espaços públicos na região
COMENTÁRIOS