Postado em quinta-feira, 24 de março de 2022
às 19:07
Vice-prefeito assumirá Prefeitura de Alfenas no dia 2 de abril
Luizinho deixará o comando da Prefeitura para concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa.
Alessandro Emergente
O vice-prefeito de Alfenas, Fábio Marques Florêncio (Fábio da Oncologia/PT), assumirá oficialmente o comando da Prefeitura no próximo dia 2 de abril. Ele substituirá o atual prefeito, Luiz Antônio da Silva (Luizinho/PT), que disputará uma das 77 cadeiras da Assembleia Legislativa de Minas Gerais nas eleições de outubro.
A transmissão de posse está marcada para às 9h30 de sábado (2 de abril) e será na Câmara Municipal. A informação foi confirmada pela reportagem do Alfenas Hoje na tarde desta quinta-feira junto a assessoria do Legislativo.
A reportagem também apurou que Luizinho deve despachar até o dia 1º, último dia útil antes do prazo limite para desincompatibilização. Há uma semana o atual prefeito ainda não havia batido o martelo em relação a data para deixar o governo, mas disse que poderia utilizar o prazo limite, o que deve se confirmar.
Ocupantes de cargos do Poder Executivo devem deixar a função pública seis meses antes das eleições, marcada para 2 de outubro. Já os parlamentares podem concorrer sem ter que deixar a função legislativa. Por isso, a regra da desincompatibilização não se aplica aos vereadores que pretendem disputar as eleições de outubro.
Vice-prefeito
Fábio da Oncologia iniciou a carreira pública na legislatura passada como vereador e chegou a presidir a Câmara Municipal de Alfenas. Durante o mandato migrou do PP para o PT e foi eleito vice-prefeito na chapa vencedora nas eleições de 2020, encabeçada por Luizinho.
O atual vice-prefeito é marido da secretária de Saúde, Deivy Cabral, e cunhado do secretário de Coordenação de Governo, Hemerson Lourenço de Assis (Sonzinho), que foi presidente da Câmara Municipal de 2013 a 2014.
Pela 2ª vez
Luizinho, que está em seu terceiro mandato como prefeito, vai concorrer a uma vaga de deputado estadual pela segunda vez. A anterior foi nas eleições de 2006, quando ele foi eleito suplente pelo PT. O último deputado eleito, com domicílio eleitoral em Alfenas, foi Pompilio Canavez em 2010. Na época, Pompilio – que era filiado ao PT - deixou a Prefeitura de Alfenas para a disputa eleitoral e, em seu lugar, assumiu Luizinho, que concluiu o seu primeiro mandato em 2012.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- TRE diploma Luizinho como deputado estadual
- Derrotado, Bolsonaro volta a vencer em Alfenas
- Grão de Ouro é denunciada e assina acordo com o MP do Trabalho para coibir assédio eleitoral
- Prefeitura de Alfenas libera transporte coletivo gratuito no dia da eleição
- Geraldo Alckmin visita Alfenas em ofensiva por voto
COMENTÁRIOS