Postado em quarta-feira, 21 de dezembro de 2022
às 11:11
TRE diploma Luizinho como deputado estadual
O ex-prefeito de Alfenas é um dos 77 deputados eleitos e que foi diplomado pela Justiça Eleitoral.
Alessandro Emergente
O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE/MG) realizou essa semana a diplomação dos deputados estaduais eleitos em outubro. Entre os 77 parlamentares eleitos para Assembleia Legislativa está o ex-prefeito de Alfenas Luiz Antônio da Silva (Luizinho/PT), que cumprirá o seu mandato como parlamentar mineiro.
Luizinho chega a Assembleia Legislativa de Minas para integrar a bancada do PT, legenda que elegeu o maior número de deputados. Ele foi eleito com 47.644 votos.
O ex-prefeito de Alfenas, que deixou o mandato no início do ano para concorrer a uma das 77 cadeiras da Assembleia Legislativa, chegou a disputar a eleição para deputado estadual em 2006, mas não foi eleito. Depois disso, comandou a Prefeitura de Alfenas em três oportunidades. A primeira foi em 2010 após o então prefeito Pompilio Canavez, na época filiado ao PT, deixar o governo para concorrer a cargo de deputado estadual. Luizinho voltou ao comando da Prefeitura em 2016 e foi reeleito em 2020.
Diplomados
Além dos deputados estaduais, foram diplomados todos os deputados federais de Minas Gerais, o senador Cleiton de Azevedo (Cleitinho, que foi eleito pelo PSC mas migrou para o Republicanos), o governador reeleito Romeu Zema e seu vice, Mateus Simões, ambos do Novo. Os dois suplentes ao Senado também foram diplomados.
O que significa a diplomação
A diplomação marca o encerramento do processo eleitoral. É um rito que oficializa a escolha das pessoas eleitas por meio do voto. Ao receberem seus diplomas, as eleitas e os eleitos estão aptos a tomar posse e exercer seus mandatos. Para receber o diploma, os candidatos eleitos precisam estar com o registro de candidatura deferido e as contas de campanha julgadas.
Dos 77 deputados estaduais eleitos, três não participaram da cerimônia. Quatro deputados federais, entre os 53 eleitos, também não receberam o diploma da Justiça Eleitoral. Mas, de acordo com o TRE/MG, eles poderão retirar o diploma na sede do Tribunal.
Solenidade em BH
A solenidade de diplomação, realizada em Belo Horizonte na noite de segunda-feira. Os diplomas foram entregues pelos desembargadores Maurício Soares e Octavio Boccalini, presidente e vice-presidente do TRE/MG; e pelos demais integrantes titulares da Corte Eleitoral.
“A Justiça Eleitoral trabalhou duro para garantir que a votação ocorresse de forma segura e transparente. Ao velar pela normalidade e regularidade do processo eleitoral em Minas Gerais, o TRE/MG mais uma vez garantiu a certeza e a legitimidade dos resultados das urnas”, afirmou Soares.
Abaixo, confira a solenidade de diplomação na íntegra. A diplomação de Luizinho pode ser vista a partir de 1h36min50seg.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Derrotado, Bolsonaro volta a vencer em Alfenas
- Grão de Ouro é denunciada e assina acordo com o MP do Trabalho para coibir assédio eleitoral
- Prefeitura de Alfenas libera transporte coletivo gratuito no dia da eleição
- Geraldo Alckmin visita Alfenas em ofensiva por voto
- Bolsonaro e Zema vencem em Alfenas
COMENTÁRIOS