Postado em domingo, 27 de setembro de 2020
às 23:11
Itamar Silva registra candidatura a prefeito e é o 8° nome na disputa
Com a candidatura de Itamar, Alfenas passa a ter oito candidatos na disputa pela Prefeitura.
Alessandro Emergente
O nome de Itamar Silva (Patriotas) aparece entre os candidatos a prefeito de Alfenas, registrados no último sábado, prazo limite para os registros junto à Justiça Eleitoral. Com isso, Alfenas passa a contar com oito candidaturas majoritárias.
O número de candidatos a prefeito é considerado recorde. Na eleição anterior (em 2016) foram cinco candidatos e, nas anteriores (em 2008 e 2012), foram três.
O Alfenas Hoje adiantou, no último dia 18, sete pré-candidatos a prefeito, aprovados em convenções partidárias. As sete chapas foram registradas e aparecem no sistema de divulgação de candidaturas no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Os candidatos a prefeito confirmados são o atual prefeito Luiz Antônio da Silva (Luizinho/PT), que buscará a reeleição, o ex-prefeito Pompilio Canavez (PV), Amadeu Peloso (PDT), Pedro Alencar Azevedo (Pedrinho do Minas Acontece/PSL), Marco Antônio Gomes de Carvalho (Marquinhos do SUS/PMDB), Jovane Souza Moreira Júnior (Avante), o vereador Waldemilson Bassoto (Padre Waldemilson/PSB), além de Itamar Silva (Patriotas).
Todos os registros de candidaturas aparecem com a informação “aguardando julgamento”, ou seja as chapas ainda serão analisadas pela Justiça Eleitoral que deferirá ou não as candidaturas. Mas enquanto isso todos estão autorizados a realizar campanha.
Itamar aparece como uma surpresa no meio político, uma vez que seu nome não aparecia nos bastidores como possível candidato. Seu vice é o aposentado José Otamar da Silva (Zé dos Bárbaras). No entanto, não há registro de nenhum candidato a vereador pelo Patriotas. A ata de convenção do Patriotas, legenda dirigida pelo próprio Itamar, é do dia 16 de setembro.
Na eleição anterior, em 2016, Itamar tentou ser candidato a prefeito pelo PSL. Porém, a sua candidatura não foi deferida pela Justiça Eleitoral, uma vez que a convenção partidária, que indicou o nome de Itamar na ocasião, foi considerada sem validade. Isso porque a comissão provisória do PSL em Alfenas tinha sido destituída pela executiva estadual.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Justiça Eleitoral rejeita pedido de inelegibilidade do prefeito de Alfenas
- Vereadores tomam posse e elegem Jaime Daniel para presidir a Câmara Municipal
- Prefeito reeleito é empossado e elege prioridades para início do mandato
- Candidatos a prefeito gastaram juntos mais de R$ 684 mil na campanha
- Prefeito, vice e vereadores eleitos são diplomados pela Justiça Eleitoral
COMENTÁRIOS