Postado em terça-feira, 30 de setembro de 2025
às 10:10
Projeto de extensão da Unifal lança livro sobre democracia
Análises vão desde a democracia antiga até as fakes news e seus impactos no Sul de Minas.
Da Redação
O projeto Um Livro, Várias Lições, lança no próximo sábado, a obra “Democracia: História política e impasses sociais contemporâneos”. A iniciativa faz parte das atividades de extensão universitária da Unifal (Universidade Federal de Alfenas) que também promove o Curso de Filosofia Política que chegou a sua 5ª edição em 2025. O evento acontece no dia 4 de outubro, às 8h da manhã, no campus da Unifal em Varginha, no bairro Padre Vitor. A entrada é franca e não precisa de inscrição.
A publicação foi organizada por Elisa Zwick, Lucas Magalhães Costa, Lidia Noronha Pereira e Janaína de Mendonça Fernandes, e conta com apoio da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) através do PPGPS (Programa de pós-graduação em Gestão Pública e Sociedade) da Unifal. Ao todo são 13 autores de diversas instituições de pesquisa e ensino que produziram a obra de 217 páginas. A coletânea foi publicada pela Editora Cajuína e já está disponível para compra no site. CLIQUE AQUI
O volume é dividido em três partes. A primeira, intitulada “Da democracia nascente ao controle político atual”, traz textos que dialogam com a origem da democracia ateniense e as suas limitações no mundo contemporâneo. Dentre as investigações aborda-se também a psicologia das massas e a manipulação da subjetividade que afetam a participação democrática. Ainda, é realizada uma análise da incompatibilidade entre democracia e sistema capitalista, destacando o papel do agronegócio e dos empresários rurais nos impasses da democracia brasileira.

A segunda parte da obra, “Mulheres, laços de resistência e combate ao racismo”, concentra-se na luta das mulheres diante das desigualdades históricas. Essa seção traz intersecções de gênero, raça e classe que marcam a experiência das mulheres negras no Brasil, denunciando estigmas e hiperssexualização impostos a elas. A cidadania e a educação sob a perspectiva da interseccionalidade também está entre os temas, destacando as insurgências negras presentes em programas de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Por fim, a terceira parte, “Credibilidade nas instituições públicas: o (des)cuidado e a (des)informação”, apresenta estudos sobre políticas públicas, comunicação e saúde. Dados do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) foram estudados, demonstrando que o Brasil oferece poucas instituições de longa permanência adequadamente reguladas para idosos, o que alerta para a prioridade dessa agenda pelo poder público.
No capítulo que encerra a obra, a disseminação de Fake News e do fenômeno da pós verdade é tematizada no que tange à confiança da população sul mineira nas instituições públicas, ressaltando a importância de políticas de informação e da participação social.