Postado em sábado, 2 de janeiro de 2021
às 09:09
Prefeito reeleito é empossado e elege prioridades para início do mandato
Luizinho apontou a vacinação contra a covid-19 como a principal preocupação no início de seu novo governo.
Alessandro Emergente
O prefeito de Alfenas, Luiz Antônio da Silva (Luizinho/PT), reeleito em novembro, tomou posse, na noite de sexta-feira, para o seu novo mandato. As medidas emergenciais, para o início de seu novo governo, foram apontadas e, entre elas, está a vacinação de toda população contra a covid-19.
A cerimônia de posse foi realizada na Câmara Municipal de forma restrita. Sem público presente, apenas profissionais envolvidos na organização e imprensa acompanharam presencialmente o ato. As restrições se devem a pandemia para evitar aglomerações.
O prefeito e seu vice, Fábio Marques Florêncio (Fábio da Oncologia/PT), foram empossados logo após a Câmara Municipal ser empossada e eleger o seu novo presidente para os próximos dois anos. O Legislativo será comandado pelo petista Jaime Daniel, que cumprirá o seu primeiro mandato.
A cerimônia de posse teve início às 20h15 e só terminou por volta das 22h40. O prefeito empossado falou por cerca de 10 minutos, encerrando a solenidade. Pouco antes, o vice-prefeito usou a palavra, fazendo diversos agradecimentos.
Regime de plantão
Para Luizinho, o governante deve estar em regime de plantão em uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva). A analogia serviu para enfatizar que todas as demandas da população são urgentes e que o governo deve estar de prontidão para atendê-las.
Porém, apontou algumas medidas prioritárias, eleitas por ele como as mais urgentes. A principal delas é a vacinação da população contra a covid-19 assim que houver a liberação da vacina pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
De acordo com o prefeito, a meta é vacinar todos os moradores de Alfenas, além da população flutuante. Foram reservadas 200 mil doses junto ao Instituto Butantan, o que – se efetivada a compra - garante uma cobertura 100% dos moradores e da população flutuantes, como estudantes universitários e trabalhadores.
Outras medidas emergenciais
Após essa etapa, o prefeito afirmou que o objetivo é realizar mutirões para atender demandas reprimidas na área da saúde. Segundo ele, há um acúmulo de cirurgias eletivas (sem caráter de emergência), suspensas devido a pandemia.
Outra ação emergencial apontada é a recuperação da economia com a criação de um fundo de investimentos para auxiliar o setor produtivo e o comércio, com a geração e manutenção dos empregos. O prefeito prevê dificuldades na economia com o fim do auxílio emergencial.
As políticas culturais e de sustentabilidade também foram lembradas assim como a continuidade das obras de infraestrutura, com a construção da avenida Perimetral e da recuperação do piso asfáltico da cidade.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Justiça Eleitoral rejeita pedido de inelegibilidade do prefeito de Alfenas
- Vereadores tomam posse e elegem Jaime Daniel para presidir a Câmara Municipal
- Candidatos a prefeito gastaram juntos mais de R$ 684 mil na campanha
- Prefeito, vice e vereadores eleitos são diplomados pela Justiça Eleitoral
- Posse e diplomação dos eleitos serão realizadas sem público
COMENTÁRIOS