Postado em sábado, 2 de janeiro de 2021
às 09:09
Vereadores tomam posse e elegem Jaime Daniel para presidir a Câmara Municipal
O petista era o único candidato na disputa e foi eleito por unanimidade.
Alessandro Emergente
A Câmara Municipal já tem uma nova Mesa Diretora, eleita na noite de sexta-feira (1°) logo após os novos vereadores serem empossados. Em seu primeiro mandato, Jaime Daniel (PT) foi escolhido para comandar o Legislativo nos próximos dois anos.
Como já havia sido adiantado pelo Alfenas Hoje, Jaime Daniel era o único candidato na disputa pela presidência da Câmara Municipal. Ele foi eleito por unanimidade assim como os demais membros da Mesa Diretora que também não tiveram concorrentes: Tani Rose/PT (vice-presidente), Kátia Goyatá/PDT (1ª secretária), Luciano Solar/PV (2° secretário) e Domingos dos Reis Monteiro/Cidadania (suplente).
As disputas pelos cargos da Mesa Diretora são avulsas – ou seja, não há formação de chapas para a eleição. Pela segunda vez os votos dos vereadores foram nominais. Até 2013 a votação era feita de forma secreta, mas em 2014 houve uma alteração no Regimento Interno da Câmara Municipal, abolindo o voto secreto.
Em seu discurso, após ser eleito, Jaime Daniel apontou a necessidade de dar continuidade a projetos no comando da Câmara Municipal, como o Parlamento Jovem e a digitalização do processo legislativo, o que vai ao encontro com a fala do vereador Luciano Solar em seu discurso minutos antes.
Ao lembrar a sua votação, considerada histórica, o novo presidente da Câmara Municipal agradeceu o prefeito reeleito Luiz Antônio da Silva (Luizinho/PT) por ter confiado a ele o comando da CDM (Central de Distribuição de Medicamentos). O parlamentar teve 2.115 votos e foi o mais votado. Até então, apenas o ex-vereador Vicente Silvério (Nico), eleito em 2000, havia atingido 2 mil votos.
Antes da fala do novo presidente, todos vereadores discursaram por cinco minutos. Eles relembraram trajetórias e reafirmaram seus compromissos à frente do Legislativo.
Um aspecto bastante lembrado, inclusive pelo prefeito reeleito, também empossado na noite de sexta-feira, foi o fato da eleição de três mulheres para a atual legislatura. É o maior número de mulheres eleitas na história da Câmara Municipal.
Até a eleição da nova Mesa Diretora, a sessão foi presidida por Kátia Goyatá, uma vez que ela integrava a Mesa Diretora no último biênio da legislatura passada. A solenidade de posse foi realizada sem a presença do público, transmitida pelo canal oficial da Câmara Municipal no Youtube e pela TV Alfenas.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Justiça Eleitoral rejeita pedido de inelegibilidade do prefeito de Alfenas
- Prefeito reeleito é empossado e elege prioridades para início do mandato
- Candidatos a prefeito gastaram juntos mais de R$ 684 mil na campanha
- Prefeito, vice e vereadores eleitos são diplomados pela Justiça Eleitoral
- Posse e diplomação dos eleitos serão realizadas sem público
COMENTÁRIOS