Postado em sexta-feira, 11 de dezembro de 2020
às 10:10
Atualizada em segunda-feira, 14 de dezembro de 2020
às 09:32
Posse e diplomação dos eleitos serão realizadas sem público
As medidas, como restrição ao público, são devido a pandemia.
Da Redação
O prefeito reeleito, Luiz Antônio da Silva (Luizinho/PT), seu vice, Fábio Marques Florêncio (Fábio da Oncologia/PT), e os vereadores eleitos vão ser diplomados na próxima quinta-feira, dia 17, no Cartório Eleitoral, mas sem a presença de público. A posse, no dia 1⁰ de janeiro, também ocorrerá sem a presença de público.
As medidas, de restrição ao público, serão adotadas para evitar aglomeração de pessoas, o que geraria risco de contaminação e proliferação do novo coronavírus. As diplomações, na quinta-feira, serão realizadas de forma individual a partir das 14h no Cartório Eleitoral. Não haverá solenidade.
A diplomação é um reconhecimento oficial da Justiça Eleitoral que dá ao eleito a condição de ser empossado no dia 1⁰ de janeiro. Também serão diplomados os eleitos em Serrania, Fama e Paraguaçu. Nesse momento apenas os eleitos serão diplomados.
A posse dos eleitos em Alfenas, agendada para às 20h de 1⁰ de janeiro na Câmara Municipal, também não terá a presença do público. A sessão de posse será acompanhada pela imprensa e transmitida pela TV Alfenas e pelo canal da Câmara Municipal no Youtube.
Em um comunicado, a Câmara Municipal informou que não haverá telões para transmitir a cerimônia, o que poderia gerar aglomeração de pessoas no lado externo da sede do Legislativo. “A decisão foi tomada, diante de casos registrados de covid-19 em nossa cidade e em todo mundo, visando proteger a saúde da população”, diz a nota. [Clique e leia a nota oficial]
Errata
Apenas os eleitos serão diplomados essa semana. A reportagem havia informado que os primeiros suplentes também participariam da diplomação, porém essa informação não procede.
O chefe do Cartório Eleitoral, Mauro de Almeida Fraga, confirmou à reportagem que os diplomas dos suplentes serão entregues em outra oportunidade. Serão disponibilizados os diplomas, em data ainda a ser definida, até o terceiro suplente de cada partido, informou.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Justiça Eleitoral rejeita pedido de inelegibilidade do prefeito de Alfenas
- Vereadores tomam posse e elegem Jaime Daniel para presidir a Câmara Municipal
- Prefeito reeleito é empossado e elege prioridades para início do mandato
- Candidatos a prefeito gastaram juntos mais de R$ 684 mil na campanha
- Prefeito, vice e vereadores eleitos são diplomados pela Justiça Eleitoral
COMENTÁRIOS