Postado em segunda-feira, 8 de junho de 2020
às 15:03
Pedro da Itapuã deixa o governo e seu nome é cotado para ser candidato a vice-prefeito
Ex-secretário surge como uma das principais alternativas para compor a chapa ao lado do atual prefeito.
Alessandro Emergente
O ex-secretário Pedro Alves de Barros (Pedro da Itapuã) deixou o comando da Secretaria de Desenvolvimento Rural e é um dos nomes fortes para compor a chapa encabeçada pelo prefeito de Alfenas, Luiz Antônio da Silva (Luizinho/PT), que buscará a reeleição. O prazo de desincompatibilização, exigido no calendário eleitoral, foi na quinta-feira passada.
Pedro confirmou à reportagem do Alfenas Hoje a sua saída do governo na semana passada e a sua intenção de compor a chapa como vice. Para isso, solicitou a sua exoneração do cargo, que assumiu em agosto do ano passado. A saída, dentro do prazo de desincompatibilização, é condição legal para ter chance de disputar as eleições de outubro como candidato a vice-prefeito.
Um outro nome dentro do governo que vinha sendo cotado para compor a chapa como vice é o da secretária de Saúde, Deyv Cabral de Assis. Porém, ela decidiu continuar no cargo e descartou, com isso, a possibilidade de ser vice. A informação foi confirmada pela própria secretário na tarde desta segunda-feira.
Pedro da Itapuã confirmou, nesta segunda-feira, a sua disposição em ser candidato a vice-prefeito, mas reconheceu haver outros nomes na disputa – o principal deles era o da secretária de Saúde.
Nesta segunda-feira, Pedro da Itapuã fez um balanço positivo de sua passagem pelo governo. Afirmou que até março ainda tinha dificuldades devido a montagem de equipe e do período chuvoso. Mas após essa data conseguiu recuperar a maioria das estradas rurais, destacando parcerias com os produtores rurais. O nome de seu substituto no comando da Secretaria de Desenvolvimento Rural ainda não foi divulgado.
Pedro da Itapuã foi candidato a vereador na eleição de 2016 pelo DEM, quando obteve 777 votos. Foi o nono candidato mais votado ficando à frente de cinco vereadores eleitos. Porém, a sua coligação (DEM/ PR/ PSDB) não conseguiu o quociente eleitoral para emplacar uma cadeira.
Articulação
Questionado pela reportagem, no final da manhã desta segunda-feira, Luizinho evitou dar detalhes sobre as possibilidades de acordos políticos ao afirmar não haver nada definido em relação a escolha do pré-candidato a vice em sua chapa. Disse que o nome ainda será definido de acordo com o contexto político, mais próximo da convenção partidária. O prefeito ainda fez questão de mencionar que não exonerou ninguém por iniciativa própria e as saídas obedecem pedidos dos próprios ex-servidores.
O nome de Tani Rose, que deixou o comando da Secretaria de Educação em abril e estaria apta a ser candidata a vereadora, não foi descartado por uma ala dentro do PT para compor como vice. Porém, uma chapa “puro sangue” é vista como pouco provável nos bastidores.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Justiça Eleitoral rejeita pedido de inelegibilidade do prefeito de Alfenas
- Vereadores tomam posse e elegem Jaime Daniel para presidir a Câmara Municipal
- Prefeito reeleito é empossado e elege prioridades para início do mandato
- Candidatos a prefeito gastaram juntos mais de R$ 684 mil na campanha
- Prefeito, vice e vereadores eleitos são diplomados pela Justiça Eleitoral
COMENTÁRIOS