Postado em domingo, 8 de abril de 2018
às 18:06
Guarda Municipal conclui treinamento para uso de armas de fogo
A Guarda Civil Municipal concluiu o treinamento para que os GMs possam começar a utilizarem armas de fogo.
Alessandro Emergente
A Guarda Civil Municipal (GCM), de Alfenas, concluiu o treinamento para que os GMs possam começar a utilizarem armas de fogo. A autorização para o uso das armas letais foi dada pela Polícia Federal (PF) no início de março e a expectativa é que a corporação esteja armada até o início do segundo semestre.
Durante três semanas, 37 GMs passaram por treinamentos e avaliações realizadas por agentes credenciados pela Polícia Federal. Foram 100 horas de treinamento, sendo 66 horas de atividade prática e o restante de aulas teóricas. Antes, os guardas municipais haviam sido submetidos a avaliações psicológicas, que emitiram laudos constando a possibilidade do uso de armas letais pelos profissionais de Alfenas.
Os agendes credenciados pela PF são GMs que atuam em Jundiaí, no interior de São Paulo, e já utilizam esse tipo de equipamento. No Sul de Minas, Alfenas é a primeira cidade em que a GCM obtém autorização para uso de armas de fogo. Em cidades da região, como Varginha e Poços de Caldas, o uso é restrito a armas não letais.
Pelo convênio firmado com a Polícia Federal, a GCM de Alfenas está apta a utilizar pistolas de calibre 380 e espingardas calibre 12. Desde o início de 2013, os GMs já utilizam armas não letais, de eletrochoque, e deverão manter o uso desse tipo de equipamento.
“O treinamento é feito para o uso progressivo da força”, afirma o coordenador da GCM/Alfenas, Marcelo Santos, ao explicar que o uso de armas de fogo é o último recurso a ser utilizados pelos agentes de segurança pública, que antes adotam estratégias como a verbalização e outros equipamentos como a tonfa.
A expectativa é que até o início do segundo semestre os GMs já estejam armados. De acordo com o coordenador da GCM/Alfenas, os editais para o início do processo licitatório para aquisição das armas e munições já estão em elaboração. Após a aquisição das armas, elas deverão passar por um processo de registro junto à PF, em Belo Horizonte. Se não houver alterações nos prazos previstos, como contestações durante a licitação, a previsão é que o armamento esteja disponível até julho.
O proprietário do stand de tiro e a equipe de agentes credenciados pela Polícia Federal e que atuam pela Guarda Civil Municipal de Jundiaí/SP
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Sistema de monitoramento da GCM auxilia PM na recuperação de carro roubado
- Guarda Municipal recupera duas caminhonetes furtadas
- Carro, com 27 tabletes de maconha, é interceptado e motorista é preso
- Guarda Municipal recupera carro roubado e com placa adulterada
- Prefeitura contratará empresa de segurança para as escolas
COMENTÁRIOS