Postado em quarta-feira, 14 de outubro de 2020 às 08:08

Alfenas decide permanecer na Onda Amarela

Decisão não segue recomendação de aderir a ‘Onda Vermelha’.


Da Redação

Alfenas permanece na “Onda Amarela”, classificação do plano estadual Minas Consciente, que estabelece diretrizes de enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. A decisão é contrária a recomendação do programa para as microrregiões de Alfenas e Machado.

A cidade passou a integrar o Minas Consciente em julho. A adesão ao plano é voluntária e, mesmo aderindo, a municipalidade tem autonomia de não seguir integralmente as recomendações. 

O ‘Minas Consciente’ é um plano orientador, que classifica os municípios em três ondas: vermelha, amarela e verde. Na primeira versão havia ainda a “Onda Branca”. A vermelha é a situação mais grave, quando há uma série de restrições ao comércio, incluindo a suspensão de alvarás para setores não essenciais.

No site oficial do plano ‘Minas Consciente’ o Sul de Minas aparece na “Onda Amarela”, porém devido ao aumento de casos na cidade nas últimas semanas a recomendação é para que sejam adotadas as medidas previstas na “Onda Vermelha”.

A Prefeitura de Alfenas decidiu não adotar as medidas restritivas contidas na “Onda Vermelha”. É o que afirmou o coordenador de Vigilância Sanitária, Vagner Soares, que afirmou que a decisão foi a de intensificar a fiscalização e adotar medidas mais duras com estabelecimentos que não seguem as regras estabelecidas nos decretos municipais.

Alfenas já registra 41 mortes e 1.581 casos acumulados desde o início da pandemia, de acordo com o último boletim epidemiológico, divulgado na segunda-feira, dia 12. Em um mês houve um crescimento de mais de 100% nos casos, o que ocorreu após o feriado de 7 de setembro. Os feriados de outubro trazem preocupações as autoridades de saúde.



NOTÍCIAS RELACIONADAS


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, eu aceito