Postado em quarta-feira, 14 de outubro de 2020
às 08:08
Alfenas decide permanecer na Onda Amarela
Decisão não segue recomendação de aderir a ‘Onda Vermelha’.
Da Redação
Alfenas permanece na “Onda Amarela”, classificação do plano estadual Minas Consciente, que estabelece diretrizes de enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. A decisão é contrária a recomendação do programa para as microrregiões de Alfenas e Machado.
A cidade passou a integrar o Minas Consciente em julho. A adesão ao plano é voluntária e, mesmo aderindo, a municipalidade tem autonomia de não seguir integralmente as recomendações.
O ‘Minas Consciente’ é um plano orientador, que classifica os municípios em três ondas: vermelha, amarela e verde. Na primeira versão havia ainda a “Onda Branca”. A vermelha é a situação mais grave, quando há uma série de restrições ao comércio, incluindo a suspensão de alvarás para setores não essenciais.
No site oficial do plano ‘Minas Consciente’ o Sul de Minas aparece na “Onda Amarela”, porém devido ao aumento de casos na cidade nas últimas semanas a recomendação é para que sejam adotadas as medidas previstas na “Onda Vermelha”.
A Prefeitura de Alfenas decidiu não adotar as medidas restritivas contidas na “Onda Vermelha”. É o que afirmou o coordenador de Vigilância Sanitária, Vagner Soares, que afirmou que a decisão foi a de intensificar a fiscalização e adotar medidas mais duras com estabelecimentos que não seguem as regras estabelecidas nos decretos municipais.
Alfenas já registra 41 mortes e 1.581 casos acumulados desde o início da pandemia, de acordo com o último boletim epidemiológico, divulgado na segunda-feira, dia 12. Em um mês houve um crescimento de mais de 100% nos casos, o que ocorreu após o feriado de 7 de setembro. Os feriados de outubro trazem preocupações as autoridades de saúde.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Decreto volta a exigir máscaras em escolas, transporte coletivo e unidades de saúde
- Covid-19 faz vítima com esquema vacinal completo
- Alfenas volta a registrar morte por covid-19
- Alta em casos de covid-19 é registrada em Alfenas e na região
- Prefeitura oficializa fim da situação de emergência
COMENTÁRIOS