Postado em sexta-feira, 2 de março de 2018 às 16:04

Convênio autoriza Guarda Municipal a usar armas de fogo

Alessandro Emergente

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Alfenas deve adotar o uso de armas de fogo. Um convênio com a Polícia Federal (PF) foi assinado na manhã desta sexta-feira e é mais um passo para o armamento da corporação.

A expectativa do secretário municipal de Defesa Social, Leonardo Vilela, é que a partir do segundo semestre deste ano o efetivo da GCM passe a estar armado. Os GMs serão submetidos a um treinamento específico, seguindo normas da PF. Alfenas pode ser a primeira cidade do Sul de Minas a ter a Guarda Municipal armada.

De acordo com informações divulgadas pela Prefeitura, Alfenas é a primeira cidade do Sul de Minas Gerais a aderir ao convênio com a PF para armamento da Guarda Municipal. No estado, somente Belo Horizonte e Contagem firmaram convênio com a PF. Atualmente, a GCM já utiliza taser, um tipo de arma não letal que funciona com sistema eletrochoque.

Da esquerda para a direita, representantes da PF ao lado da comitiva que representou Alfenas, composta pelo prefeito Luizinho, coordenador da GCM, secretário de Defesa Social e o vereador Flauzino (Foto: Divulgação/Facebook)


A assinatura do convênio foi na manhã desta sexta-feira na sede da Polícia Federal, em Belo Horizonte. Representando o Município de Alfenas estavam o prefeito Luiz Antônio da Silva (Luizinho/PT), o secretário municipal Leonardo Vilela (Defesa Social), o GM Marcelo Santo (coordenador da GCM) e o vereador Reginaldo Flauzino (PHS), que também integra a corporação.

O armamento da corporação e a criação de um estatuto próprio, que está em fase de discussão, são reivindicações dos GMs como forma de melhorar efetividade dos serviços. A expectativa do governo é que essas ações ajudem no sistema de segurança pública da cidade. Dados oficiais da Polícia Militar apontaram queda nos índices de criminalidade no último ano.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.