Postado em sábado, 24 de setembro de 2016
às 08:34
Assistentes sociais se reúnem com candidatos a prefeitos de Alfenas
Apenas três dos cinco candidatos a prefeito estiveram presentes.
Da Redação
Por iniciativa do Núcleo de Assistentes Sociais de Alfenas e Região (NAS), profissionais desta área estiveram reunidos com alguns candidatos a prefeito de Alfenas, na noite de terça-feira, dia 20, no salão da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).
A intenção foi reunir candidatos de Alfenas e das cidades circunvizinhas, uma vez que assistentes sociais destas cidades também fazem parte do Núcleo e participaram do evento. Mas apenas três candidatos de Alfenas compareceram ao encontro. O primeiro a chegar foi Luiz Antônio da Silva (Luizinho/PT) e, em seguida, Marcela Rufato (Professora Marcela/PSOL) e Antônio Munhoz Leite (Toninho Munhoz/DEM).
O candidato Enéias Ferreira de Rezende (PRTB) justificou sua ausência. Outro candidato que não estava presente foi Marcos Eduardo Andrade (Dr. Marcos Eduardo/PSB).
Estiveram presentes integrantes do NAS, acadêmicos de Serviço Social, assessores dos candidatos presentes, além de alguns correligionários e cidadão interessados em saber mais sobre os candidatos.
A classe
A classe foi representada por Luiza Helena Dantas dos Santos, assistente social do Judiciário, e Aline de Souza Araújo, que atua na Unifal (Universidade Federal de Alfenas). Este encontro teve como objetivo apresentar, aos gestores de Assistência Social, candidatos a prefeito das cidades que integram o NAS, o Serviço Social e as defesas que a profissão propõe, mediante as análises dos avanços e retrocessos identificados nas esferas de atuação, além de apresentar a importância do NAS para a categoria de toda a região.
A assistente social Luíza Helena falou sobre a história do Serviço Social e os 80 anos desta profissão no Brasil. Durante sua fala, a profissional abordou sobre a necessidade de desmistificar a imagem que se faz do assistente social como sendo a pessoa “boazinha” que é paga pelo Estado para “ter dó dos pobres”.
Já a assistente social Aline Araújo fez uma apresentação sobre o NAS. Abordou sobre o compromisso ético-político da profissão e as áreas de atuação dos profissionais em Alfenas. Ressaltou a importância de um gestor ouvir a classe na execução das políticas públicas e de promover capacitações para os profissionais que atuam no município.
Em seguida, os candidatos presentes foram chamados à frente para que pudessem expor suas opiniões sobre as 30 horas de trabalho (sem redução salarial); o cumprimento da Lei que autoriza o Executivo a desenvolver ações de acompanhamento social nas escolas públicas do município; Plano de Carreira; e Assédio Moral.
Os três candidatos foram favoráveis ao posicionamento da classe e aproveitaram o tempo restante para falarem sobre seus compromissos com a população – caso eleitos, e pediram apoio aos presentes.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Justiça Eleitoral realiza diplomação dos eleitos em Alfenas e Serrania
- Prefeito eleito diz que população não ouvirá que dívida é problema para “não fazer as coisas”
- Vice-prefeito eleito é nomeado como coordenador da equipe de transição do futuro governo
- Sete dos 12 vereadores eleitos assumirão mandato pela primeira vez
- Luizinho é eleito prefeito de Alfenas com 2,7 mil votos à frente do 2˚ colocado
COMENTÁRIOS