Postado em quinta-feira, 8 de outubro de 2020
às 09:09
Número de candidatos a vereador sobe e é maior que em 2016
São 236 candidatos na disputa da eleição deste ano, número bem acima dos 164 da eleição anterior.
Alessandro Emergente
As eleições municipais deste ano em Alfenas conta com 236 candidatos para as 12 vagas na Câmara Municipal. Esse número representa uma média de 19,6 candidatos por vaga, demonstrando alta concorrência pelas cadeiras no Legislativo.
O número de pretendentes a integrarem o corpo legislativo na próxima legislatura cresceu em relação as duas eleições anteriores. Em 2016 foram 164 candidatos, enquanto que, em 2012, 190 candidatos entraram na disputa.
A concorrência pelas vagas subiu de 13,6 – em 2016 – para 19,6 candidatos/vaga. Em 2012, ficou em 15,8. Porém, os números registrados na eleição deste ano ainda podem cair, uma vez que todas as candidaturas registradas ainda estão sendo analisadas pelas Justiça Eleitoral, que deverá deferir ou não cada registro em até 20 dias antes das eleições, marcada para 15 de novembro.
17 siglas partidárias na disputa
Os 236 candidatos estão distribuídos em 17 legendas, sendo que apenas quatro legendas conseguiram o registro das chapas com o número máximo de candidatos, ou seja 18 nomes. Nesse grupo aparecem o PT, o PC do B, o PV e o Republicanos. Com 17 candidatos estão o PDT e o Cidadania.
Com 16 candidatos estão PP, PSL, PSDB e Solidariedade. O Avante tem 14 nomes na disputa e o PSD, 13. Tanto o DEM quanto o PSB registraram suas chapas com 11 candidatos, respectivamente. O MDB aparece com 12 candidatos. O PTB e o PSOL são as legendas com as menores chapas. O PTB tem três nomes na disputa e o PSOL tem dois.
>>Clique aqui e confira a lista oficial no site do TSE
Essa é a primeira eleição em que as coligações partidárias na eleição proporcional não é permitida. Na eleição anterior, as legendas se uniam para chapas com até 24 candidatos, o que permitia maiores chances a legendas com poucos candidatos.
As coligações nas eleições deste são válidas apenas na eleição majoritária, usada para definir o tempo de televisão dos candidatos a prefeito na propaganda eleitoral no rádio e na televisão.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Justiça Eleitoral rejeita pedido de inelegibilidade do prefeito de Alfenas
- Vereadores tomam posse e elegem Jaime Daniel para presidir a Câmara Municipal
- Prefeito reeleito é empossado e elege prioridades para início do mandato
- Candidatos a prefeito gastaram juntos mais de R$ 684 mil na campanha
- Prefeito, vice e vereadores eleitos são diplomados pela Justiça Eleitoral
COMENTÁRIOS