Postado em terça-feira, 5 de julho de 2016 às 01:14

Santa Casa anuncia suspensão de atendimento por falta de pagamento da prefeitura

Cirurgias, raio X, exames e ultrassonografias estarão suspensos a partir de 1˚ agosto.


 Alessandro Emergente

A direção do Hospital Santa Casa (HSC) anunciou a suspensão de todo os procedimentos de média complexidade pelo SUS (Sistema Único de Saúde) a partir de 1˚ de agosto. O motivo alegado é a falta de pagamento da prefeitura de Alfenas.

De acordo com o diretor administrativo do HSC, Aécio Lourenço de Assis, a dívida gira em torno de R$ 3 milhões e refere-se a serviços prestados pelo hospital e não pagos pela prefeitura, responsável pela distribuição dos recursos da gestão plena.

Tentativa de acordo

Na tarde de segunda-feira, Assis publicou, nas redes sociais, um comunicado oficial da Santa Casa sobre a suspensão dos serviços. Além dele, o documento é assinado pelos médicos Edward Quirino dos Santos (provedor), Cláudio Cardos (vice-provedor) e Carlos Marcelo de Barros (diretor clínico).

O comunicado é datado em 30 de junho, mas só foi recebido pela prefeitura e tornado público na tarde de segunda-feira. Na semana passada, a direção da Santa Casa havia se reunido com o prefeito Maurílio Peloso (PDT) em seu gabinete, mas não houve acordo. Na tarde de segunda-feira, houve uma nova negociação no HSC após intermediação do deputado estadual Emidinho Madeira (PSB). Novamente não houve acordo.

Motivo da suspensão é a “insensibilidade”, diz diretor da Santa Casa


Em entrevista ao AH, o diretor da Santa Casa disse que a suspensão dos serviços é devido a “insensibilidade” do prefeito que se mostra irredutível nas negociações. Lourenço de Assis disse ainda que, embora a declaração não esteja registrada, Maurílio afirmou que o hospital poderia fechar.

Pelo comunicado, a partir de 1˚ de agosto estarão suspensos os procedimentos de média complexidade, o que inclui cirurgias, raio x, ultrassonografias e exames laboratoriais. A medida, segundo a direção do HSC, é para manter os serviços relacionados à doenças crônicas que incluem a oncologia e a hemodiálise.

Pronto socorro em risco

Assis disse que o não pagamento das dívidas pela prefeitura de Alfenas pode levar a direção do HSC a tomar decisões ainda mais drásticas como o fechamento do pronto socorro por tempo indeterminado.

Questionado pela reportagem se a direção da Santa Casa pode rever a decisão, Assis disse que sim “se o prefeito tiver consciência da ação dele”. Afirmou que, em gestões anteriores, o HSC recebia “pelo menos” a produção pelos serviços prestados.

Em novembro do ano passado, a Câmara Municipal autorizou o parcelamento da dívida da prefeitura com a Santa Casa. Em julho daquele ano, o HSC anunciou a suspensão do atendimento pelo pronto socorro, mas depois voltou atrás na decisão.

Radioterapia

Sobre a não realização de serviços de radioterapia, o diretor da Santa Casa disse que o processo para autorização do serviço foi recebido pelo Ministério da Saúde no último dia 13. Ele acredita que a habilitação do serviço deva ocorrer em até 15 dias com a publicação do ato no Diário Oficial da União. Afirma que, se garantidos os recursos, a Santa Casa deve iniciar o atendimento com radioterapia.

Em um ofício encaminhado à Câmara Municipal, o secretário municipal de Saúde, Maurício Durval de Sá, afirmou que a falta de profissionais na radioterapia do HSC não se pode haver autorização para o início dos serviços. O documento foi encaminhado ao Legislativo após um requerimento formulado pelo vereador Evanílson Pereira de Andrade (Ratinho/PHS).

Silêncio

A reportagem do AH entrou em contato com a assessoria de comunicação da prefeitura de Alfenas. Porém, a informação é que a administração não iria comentar o fato. Abaixo, cópia do comunicado da direção da Santa Casa, publicado na internet.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo