Postado em terça-feira, 12 de abril de 2016
às 23:50
Vereadores querem que terreno cedido à Copasa nos anos 70 seja revertido para o Município
O local reivindicado é onde funcionava a sede administrativa e que foi desativado.
Alessandro Emergente
Dois vereadores encaminharam ao prefeito Maurílio Peloso (PDT) um pedido para reincorporar ao patrimônio público municipal uma área repassada à Copasa na década de 70. O local reivindicado é onde funcionava a sede administrativa e que foi desativado após uma reestruturação administrativa feita pela empresa.
O requerimento, que solicita ao governo análise do contrato para devolução da área por parte da Copasa, foi apresentado pelos vereadores Evanílson Pereira de Andrade (Ratinho/PHS) e Jairo Campos (Jairinho/PDT). O documento foi aprovado pelo plenário na noite da última segunda-feira durante a sessão legislativa.
A área, que é objeto do requerimento, fica localizada no Residencial Teixeira, próximo ao trevo de acesso a avenida José Paulino da Costa. Os terrenos, que compõem a área, foram adquiridos em 1973, na época após abertura de crédito especial no orçamento, no valor de Cr$ 11 mil. Foram adquiridas uma área de 920 metros quadrados e outra de 8.580 metros quadrados.
Dois anos antes, em 1971, a prefeitura de Alfenas concedeu à Copasa o direito de executar e explorar o serviço de abastecimento de água no município. O prefeito era Hesse Luiz Pereira, hoje vereador pelo PSDB.
Segundo Jairinho, nem toda área repassada a Copasa deve ser revertida ao Município, uma vez que parte dela é utilizada pela empresa para serviços, como o de captação da água. Porém, a empresa desativou a área administrativa que ocupava parte do terreno. É essa área que os vereadores pedem que seja revertida ao Município.
Ratinho cita que cerca de 20 funcionários foram demitidos com a reestruturação administrativa da empresa, no final do ano passado. Numa política administrativa para conter despesas, a sede administrativa foi transferida para Varginha.

COMENTÁRIOS