Postado em terça-feira, 29 de março de 2016
às 22:28
Banco de dados é danificado e prefeitura tem dificuldade para esclarecimentos
A informação consta em um documento remetido à Câmara Municipal.
Alessandro Emergente
O sistema de informações sobre a fila de espera da Secretaria de Saúde foi danificado e a prefeitura tem encontrado dificuldades para prestar esclarecimentos sobre os agendamentos. A informação consta em um documento remetido à Câmara Municipal.
De acordo com um ofício, assinado pelo secretário de Saúde, Maurício Durval de Sá, houve um problema no banco de dados do sistema, que é operado por uma empresa contratada para prestação do serviço. O sistema de informação Vivver é utilizado para gerenciar todos os agendamentos, incluindo marcação de consultas e regulação de serviços na área da saúde.
O problema com o banco de dados foi no último dia 15 de março, segundo o secretário. Por isso, todo o cadastramento de dados no sistema terá que ser refeito, além da necessidade de “refazer todo o trabalho de regulação das unidades de saúde”, diz o documento do último dia 18, data que foi remetido à Coordenação de Gabinete.
Devido a esse problema, a Secretaria de Saúde não consegue informar nem mesmo o tamanho da “fila de espera” para consultas e exames pelo SUS (Sistema Único de Saúde). No ano passado, 15 mil pessoas aguardavam atendimento pelo SUS em Alfenas.
O documento que informa o problema técnico com os dados informatizados foi protocolado na Câmara Municipal no último dia 23. Foi uma resposta a um requerimento aprovado pelo plenário, após um pedido formalizado pelo vereador Evanílson Pereira Andrade (Ratinho/PHS). Ele solicitou informações sobre a fila de espera para consultas especializadas, cirurgias e exames.

COMENTÁRIOS