Postado em sábado, 26 de dezembro de 2015
às 11:34
Alago e Governo de MG firmam convênio para programa Pró-genética
A iniciativa é uma parceira entre o Governo do Estado e a Associação dos Criadores de Girolando.
Da Redação
O Alago (Associação dos Municípios do Lago de Furnas), Marcos Memento, assinou convênio com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais para implementar o Programa Pró Genética na região. A iniciativa é uma parceira entre o Governo do Estado e a Associação dos Criadores de Girolando.
Parte do recurso para iniciar o projeto partiu de uma emenda parlamentar apresentada pelo deputado estadual Emidinho Madeira (PTdoB), que destinou no orçamento previsão para aquisição de um veículo Strada 0 km e mais 40 botijões de sêmen.
Na região os recursos serão repassados para a Amog (sede em Muzambinho), Ameg (sede em Passos) e Alago (sede em Alfenas). Memento, que também é prefeito de Nepomuceno, disse que esse é um recurso inédito para o setor de produção de leite, que “nunca tinha recebido um investimento direto por parte de um deputado”.
A iniciativa vai envolver as prefeituras, os sindicatos rurais, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e as cooperativas de produtores. Os municípios parceiros destinarão um inseminador e farão a aquisição do nitrogênio para abastecer os botijões de sêmem. De acordo com a Associação do Girolando, serão disponibilizados, gratuitamente, sêmen para atender a todos os produtores interessados. O objetivo do programa é fazer um aprimoramento genético do gado leiteiro em toda a região.
“O Sul e o Sudoeste de Minas representam uma das principais bacias leiteiras do Brasil. Temos várias propriedades que são referências em tecnologia, mas ainda existe uma quantidade enorme de pequenos produtores que precisam de mais apoio e assistência por parte do governo”, disse o deputado, que é vice-presidente da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial na ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais).

A assinatura do convênio em Belo Horizonte (Foto: Divulgação)

COMENTÁRIOS