Postado em terça-feira, 30 de junho de 2015 às 09:12

Fasciolose hepática, um mal que pode causar muitos prejuízos aos rebanhos de bovinos e ovinos

Grande preocupação dos produtores, a fasciolose hepática, também conhecida como “baratinha do fígado” é uma enfermidade parasitária causada pelo trematóide Fasciola hepática


Do Portal do Agronegócio
 
A doença é de grande importância veterinária por causar danos diretos ao animal, elevadas perdas econômicas nos rebanhos de bovinos e ovinos e por ser uma zoonose, afetando assim a saúde pública.
 
Os efeitos causados por esse mal podem levar à mortalidade de animais, redução na produção de carne e leite, diminuindo o ganho de peso dos animais em até 25%. A fasciolose bovina ocorre principalmente na região Sul do país, onde já foram registrados casos com prejuízos financeiros na ordem de U$ 400 mil em um único ano. Porém, outros estados – São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso – também apresentam casos da parasitose. A rigor, há registros da doença em todas as regiões do país.
 
A parasitose ocorre principalmente em bovinos e ovinos, porém pode se manifestar de maneira diferente entre eles. A mortalidade, por exemplo, pode chegar a 20% em ovinos. Já em bovinos, os casos de mortalidade são mais raros, mas os prejuízos podem ser maiores, sendo a forma crônica a mais importante. Animais parasitados por Fasciola hepatica apresentam retardo no desenvolvimento, redução no ganho de peso e na produção de leite, e problemas de reprodução. Esses baixos desempenhos geram perdas econômicas consideráveis, mas as condenações de fígados pela presença de formas imaturas e adultas do parasito, em matadouros, são mais visíveis e provam a existência do parasita no rebanho.

[Leia mais]


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo