Postado em terça-feira, 23 de junho de 2015
às 09:07
Brasil deve superar 52 milhões de sacas de café na safra 2015/2016, avalia USDA
O Brasil deve produzir 52,4 milhões de sacas de café arábica e robusta na safra 2015/2016, um aumento de 1,2 milhão em relação ao ano passado
Do Portal do Agronegócio
O Brasil deve produzir 52,4 milhões de sacas de café arábica e robusta na safra 2015/2016, um aumento de 1,2 milhão em relação ao ano passado. A informação está em um relatório publicado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) sobre o mercado global da commodity.
De acordo com o Departamento, a produção brasileira de café arábica, da qual o país é líder mundial, deve aumentar em 3,8 milhões de sacas de 60 quilos e chegar a 38 milhões. Na avaliação dos representantes do governo dos Estados Unidos, diferente de 2014, houve clima favorável durante a maior parte do período de desenvolvimento dos cafezais, especialmente em Minas Gerais e São Paulo, duas das principais regiões produtoras do país.
“É um contraste em relação ao ano passado, quando uma seca prolongada e altas temperaturas causaram queda da produção que deveria ser normal em um ano de alta no ciclo alternado de produção”, avalia o USDA.
Já a produção de café robusta do Brasil deve cair 2,6 milhões de sacas neste ano. A colheita deve totalizar 14,4 milhões de sacas de 60 quilos. De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, a perda de rendimento está ligada a chuvas abaixo e calor acima da média no Espírito Santo, principal produtor brasileiro da variedade.
Apesar do aumento da produção, o USDA destaca que os estoques finais devem ser menores, chegando a 4,3 milhões de sacas (-1,5 milhão de sacas). De acordo com o Departamento, a safra brasileira já começa com estoques de passagem menores. As exportações do país devem cair 2,5 milhões de sacas, para 30 milhões.
[Leia mais]
[Leia mais]
COMENTÁRIOS