Postado em quarta-feira, 3 de junho de 2015 às 17:39

Seca do ano passado pode afetar produção de café, prevê Cooxupé

O presidente da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), Carlos Alberto Paulino da Costa, disse que o início da colheita da safra 2015/16 no sul de Minas mostra que a seca no ano passado e em janeiro deste ano está se refletindo na


Do Portal do Agronegócio
 
"O começo da colheita está mostrando que o café está muito miúdo. Se o grão se desenvolveu menor, a produção será menor", alertou.
 
Ele informou que o preço atual da saca de café - R$ 428 a saca comercializada na região - caiu bastante. "No começo do ano chegou a R$ 500 a saca. Pode ser que o valor suba, com uma produção menor", declarou. Conforme dados da Secretaria de Agricultura e Pecuária do Estado (Seapa), a previsão da safra 2015/16 no Estado é de uma produção de 23,3 milhões de sacas de 60 kg ante 22,6 milhões da safra anterior.
 
Por região, o sul e o centro-oeste de Minas deverão produzir 10,5 milhões de sacas, em 477 mil hectares, seguido da Zona da Mata, Rio Doce e central, com 7 milhões de sacas em uma área de 293 mil hectares; Triângulo Mineiro, Alto Paraíba e noroeste, com 5 milhões de sacas, em 170 mil hectares e norte de Minas, Jequitinhonha e Mucuri, com 768 mil sacas, em uma área colhida de 34 mil hectares.
 
As principais cidades produtoras neste ano deverão ser Patrocínio, no Alto Paranaíba, com 850 mil sacas; Araguari, no Triângulo, com 450 mil sacas; Serra do Salitre, no Alto Paranaíba, com 400 mil sacas; Manhuaçu, na Zona da Mata, com 366 mil sacas e Nova Resende, no sul de Minas, com 330 mil sacas de café. 
 
Produção sustentável
 
Na sexta-feira, a Cooxupé, em parceria com a Basf e a Fundação Espaço ECO, apresentou um estudo de sustentabilidade da cadeia produtiva do café. A pesquisa, desenvolvida pela multinacional alemã e aplicada pela fundação, contemplou diferentes regiões de atuação da cooperativa e três arranjos produtivos: não mecanizado, mecanizado e mecanizado irrigado. Para cada uma das regiões avaliadas foram coletados dados de produção das propriedades de acordo com suas dimensões: pequena (3 a 20 hectares), média (21 a 50 ha) e grande (mais de 50 ha).

[Leia mais]


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo