Postado em quinta-feira, 7 de maio de 2015
às 17:32
Emater-MG e movimentos sociais debatem ações de assistência técnica e extensão rural em Minas Gerais
Encontro abordou os desafios do setor agropecuário para os próximos anos
Do Portal do Agronegócio
A Emater-MG tem promovido uma série de debates sobre o trabalho de assistência técnica e extensão rural em Minas Gerais. O objetivo é ampliar a parceria com diversas instituições e organizações ligadas ao setor, além de estruturar uma agenda de atividades que atenda aos grandes temas e desafios da agropecuária mineira. Pensando nisso, nesta terça-feira (05/05), a Empresa realizou, em Belo Horizonte, o encontro “Mesa de Diálogo”.
Participaram do debate a diretoria executiva da Emater-MG, representantes de movimentos sociais e sindicais, associações, além de técnicos da Empresa. Na abertura do evento, o presidente da Emater-MG, Amarildo Kalil, destacou ações e programas desenvolvidos em diversas áreas como cafeicultura, agroindústria, pecuária, pesca, preservação ambiental, comercialização e outras. A Emater-MG, que está presente em 93% dos municípios de Minas Gerais, atende cerca de 400 mil famílias de agricultores por ano. “Nós buscamos, nesse encontro, ouvir o que essas entidades esperam de nós para que possamos potencializar e qualificar ainda mais o nosso trabalho”, disse o presidente.
O diretor técnico da Emater-MG, João D"Angelis, ressaltou as dificuldades do setor agropecuário e que a atuação da Emater-MG é importante para superar esses desafios. “Isso implica na revisão das estratégias da Empresa e ampliação de nossas parcerias. E a Emater-MG está fazendo isso, abrindo um espaço de diálogo e cooperação com as organizações de movimentos sociais”, afirmou João D"Angelis.
Demandas
Durante o debate, os representantes de cada organização levantaram diversas questões e apresentaram suas demandas. Entre os temas abordados estão: políticas públicas, preservação ambiental, assistência técnica e extensão rural, produção sustentável, alimentos saudáveis e acesso ao mercado. As diversas propostas e sugestões foram registradas em um documento que irá auxiliar a execução de ações e programas da Emater-MG nos próximos anos. “Nós queremos, de uma certa maneira, é inserir o trabalho com os movimentos sociais como uma política pública implementada efetivamente pela Emater-MG”, afirmou o presidente Amarildo Kalil.
[Leia mais]
[Leia mais]
COMENTÁRIOS