Postado em quinta-feira, 23 de abril de 2015
às 08:43
Encontro no Sul de Minas aborda cultivo e produção de frutas cítricas
O evento, gratuito, será realizado em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais e Prefeitura Municipal.
Do FAEMG
A citricultura será tema de um Encontro Técnico que a Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais) promoverá no dia 29 de abril, na cidade de Campanha, no Sul de Minas. O evento, gratuito, será realizado em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais e Prefeitura Municipal.
Nesta segunda edição do encontro, serão abordados temas como poda, nutrição, irrigação e manejo de doenças. A comercialização e a valoração das frutas críticas serão temas da palestra do representante da Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo), Gabriel Bitencourt de Almeida. O manejo de doenças como o ‘Greening – HBL’ e a ‘Mancha marrom de alternária’ será apresentado por pesquisadores da Embrapa (apoiadora do evento), do Fundecitrus (Fundo de Defesa da Citricultura) e do Centro de Citricultura.
Durante o evento, será apresentada a edição 281 da revista Informe Agropecuário da Epamig sobre citricultura, que traz informações e tecnologias que visam a produção com qualidade, por meio do controle de pragas e doenças, melhoramento genético e uso de cultivares copa e porta-enxertos.
Citricultura
A citricultura ocupa uma posição de destaque na fruticultura brasileira, uma vez que o país é o maior produtor mundial de laranja, segundo maior de tangerina e terceiro de lima ácida Tahiti; sendo responsável pela produção de mais da metade do suco de laranja consumido no mundo. Minas Gerais é o quarto maior produtor de cítricos no Brasil, com destaque para laranja, limão e tangerina.
De acordo com a pesquisadora Ester Ferreira, da Epamig Sul de Minas, a atividade é comum a todas as regiões do Estado, inclusive em pequenas propriedades e em pomares caseiros. “Se traçarmos um perfil da citricultura comercial em Minas Gerais podemos dizer que a produção de laranjas do Triângulo Mineiro é voltada para o atendimento de indústrias de sucos do estado de São Paulo; o Sul de Minas e a região Central se destacam na produção de tangerina para mercado in natura e a região Norte, principalmente, o Perímetro Irrigado do Jaíba, vem se destacando na produção de Tahiti para a exportação”.
[Leia mais]
[Leia mais]
COMENTÁRIOS