Postado em sexta-feira, 29 de outubro de 2010
Manifesto de professores da Unifal a favor de Dilma é entregue a prefeito
Alessandro Emergente
Esta semana, professores da Unifal (Universidade Federal de Alfenas) assinaram um manifesto em prol da candidatura de Dilma Roussef (PT) à presidência da República.
O manifesto, que contém 74 assinaturas de professores universitários, foi elaborado nos últimos dias e revela o apoio da categoria a política de expansão do ensino superior público durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
>>Veja aqui o manifesto redigido pelos professores
O documento deixa explícito o desejo da classe de professores universitários na continuação da política adotada pelo MEC (Ministério da Educação) em relação ao ensino superior.
O manifesto destaca os investimentos por meio do Programa Reuni (Reestruturação e Expansão das Universidades). “Nosso apoio é fundamentado na necessidade de continuidade do processo de ampliação da oferta de ensino de nível superior público”, diz o documento.
De acordo com o manifesto, houve um aumento de 49% na oferta de vagas nos cursos de graduação de 2006 a 2010. O Reuni foi criado em 2007. A Unifal é uma das instituições afetadas diretamente por este processo. Foram criados três novos campus (Poços de Caldas, Varginha e no Santa Clara). De acordo com informações da assessoria de imprensa da instituição, o número de cursos de graduação passou de 7 para 30.
“Os resultados dessa expansão estão presentes aqui em Alfenas, na Unifal-MG. Assim, não podemos correr o risco de ter esse processo de crescimento e consolidação do ensino superior público de excelência, aqui na nossa cidade, ser estancado ou interrompido”, diz o manifesto.
Pelo País, outros manifestos de professores universitários da rede pública federal também foram elaborados.
O diretor do Instituto Ciência da Natureza, professor Ronaldo Mincato, informou que a iniciativa de redigir o manifesto inclui vários professores que acharam importante se posicionarem à respeito da eleição presidencial. Por serem educadores e formadores de opinião entenderam que não deveriam se omitirem no processo.
O número exato de professores da instituição (incluindo os três campus) não foi informado, mas é superior a 300. As assinaturas foram coletadas de sexta até a manhã de quarta-feira. No período da tarde, o documento foi entregue ao prefeito de Alfenas, Luiz Antônio da Silva (Luizinho/PT).
LEIA MAIS: MEC aprova expansão da Unifal
Unifal implanta campus em Varginha
Alfenas tem 3 dos 25 cursos com nível excelência do Brasil
Ranking mostra contraste entre universidades de Alfenas
Unifal prepara-se para a comemoração dos 95 anos
COMENTÁRIOS