Postado em quarta-feira, 13 de agosto de 2025
às 17:05
Atualizada em quinta-feira, 14 de agosto de 2025
às 16:18
Luciano Solar pede renúncia da suplência de vereador
Pedido de renúncia foi protocolado na Câmara Municipal de Alfenas e será analisado.
Alessandro Emergente
O ex-vereador Luciano Lee (Luciano Solar), primeiro suplente da federação PT/PCdoB e PV, registrou um pedido de renúncia da condição de suplente. O pedido foi protocolado na última sexta-feira na Câmara Municipal e será analisado pela presidência da Casa.
No documento, Solar argumenta que a decisão foi tomada por razões de ordem pessoal e profissional, o que o impede de eventual convocação para assumir o mandato. Ainda segundo o ofício, o pedido de renúncia é irrevogável. A assinatura no documento teve a autenticidade reconhecida pelo 1º Tabelionato de Notas de Alfenas.
Solar obteve 549 votos na última eleição e, com isso, foi eleito como primeiro suplente da federação partidária formada pelo PT, PCdoB e PV. Ele buscou a reeleição pelo PV. A federação conseguiu eleger dois vereadores: Rodolfo Inácio e José Batista Neto, ambos do PT.
A diferença de votos entre Solar e José Batista, segundo colocado da Federação PT, PCdoB e PV, foi de apenas 33 votos. Com a renúncia, o primeiro suplente passará a ser o ex-vereador e atual secretário municipal de Meio Ambiente, Vagner Morais (Guinho/PT), que obteve 482 votos. Na sequência está Marina Gissi (PT) que conquistou 473 votos.
A redação do Alfenas Hoje tentou contato com Luciano Solar, mas até a publicação desta reportagem ainda não tinha tido retorno. O espaço segue aberto para manifestação do ex-parlamentar.
Em tempo
Após publicação, na tarde de quarta-feira, a reportagem confirmou que a presidência da Câmara Municipal acatou o pedido formalizado e concluiu o processo interno para a renúncia. Não há prazos estabelecidos no Regimento Interno da Câmara Municipal para o trâmite, o que não gerou morosidade ao processo.