Postado em sexta-feira, 22 de outubro de 2021 às 17:05

Programa lançado pela Secretaria do Clima visa arborizar e reflorestar Alfenas

Movimento Reflorestar Alfenas, lançado recentemente, prevê a elaboração de um plano de arborização e reflorestamento.


 Alessandro Emergente

Uma agenda de ações para a sustentabilidade, incluindo ações de arborização e reflorestamento de Alfenas. Essa é a proposta do Movimento Reflorestar Alfenas, lançado há cerca de duas semanas pela recém-criada Secretaria do Clima, Sustentabilidade e Inovação Social de Alfenas (Secsis).

O programa foi lançado em uma cerimônia no gabinete do prefeito Luiz Antônio da Silva (Luizinho/PT) no último dia 5 e contou com a presença de órgãos de defesa do Meio Ambiente, de instituições públicas e privadas, além de representantes do Legislativo. Entre eles, o vereador do PV, Luciano Lee (Luciano Solar), que tem a sustentabilidade como uma de suas bandeiras política.

O secretário do Clima, Sustentabilidade e Inovação Social de Alfenas, Fabrício Casarejos, falou com o Alfenas Hoje e explicou detalhes sobre o Movimento Reflorestar Alfenas, que inclui ações como a elaboração do Plano Municipal de Arborização e Reflorestamento. Confira a entrevista:

Alfenas Hoje – O que é o movimento Reflorestar Alfenas: pensar global, agir local?

Secretário - O movimento “Reflorestar Alfenas: pensar global, agir local” é um movimento de coparticipação social para a implementação de ações efetivas de arborização e reflorestamento voltadas a uma cidade de Alfenas com abundância de recursos e serviços ecossistêmicos e bem-viver e bem-estar.

Alfenas Hoje – O programa envolve ações pontuais previstas ou é pautado em metas?

Secretário - O movimento compreenderá diversas ações e projetos integrados e será pautado tanto em ações pontuais no aqui e agora quanto em uma agenda de sustentabilidade para a implementação de ações e projetos de longo prazo.

Alfenas Hoje – Esse é um programa norteador de ações pontuais? Quais são as metas estabelecidas?

Secretário - Estamos neste momento trabalhando na construção de um Plano Municipal de Arborização e Reflorestamento para todo o território do município de Alfenas, o qual será criado integrando diferentes perspectivas de diferentes atores da sociedade civil e conhecimentos de diversos pesquisadores de universidades nacionais e centros de pesquisa internacionais. Estamos desenhando mecanismos institucionais, políticos e financeiros para a implementação efetiva das ações. Iremos criar um fundo colaborativo de sustentabilidade para alocação e gerenciamento de recursos financeiros e humanos. Estamos analisando os diferentes territórios e ecossistemas de Alfenas, buscando elencar necessidades, prioridades e oportunidades. Entendemos a cidade como um rico mosaico de sistemas, ambientes, recursos e paisagens, como um “organismo dinâmico” que reúne pessoas, edifícios, ruas, parques, memórias e experiências.

Alfenas Hoje – Como será execução do programa? Quais são as parcerias e de que forma?

Secretário - A coparticipação social é uma força regenerativa e as microações locais possuem impactos em múltiplas escalas temporais e espaciais. Os projetos serão executados de forma proativa e colaborativa com a coparticipação de diferentes atores da sociedade civil tanto no processo criativo, quanto também com a ação de todas e todos que quiserem coparticipar da criação de uma Alfenas do futuro. A ideia é de união, troca, colaboração e comunhão em prol de um bem comum - uma Alfenas saudável e prospera acessível de forma igualitária.

Alfenas Hoje – Em relação as universidades qual será a participação delas? Já há convênios firmados ou ainda está em fase de estudo?

Secretário - Estamos prestes a consolidar um acordo de cooperação oficial entre Prefeitura de Alfenas (representada e operacionalizada pela Secretaria do Clima, Sustentabilidade e Inovação Social) e a Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG). Com isso teremos um feito histórico de integração efetiva entre a cidade e a universidade. Esta cooperação visa o desenvolvimento e execução de ações, programas e projetos sociais, culturais, científicos, tecnológicos e de desenvolvimento urbano, assim como o estabelecimento de mecanismos institucionais, políticos e financeiros para sua realização. Dentre os principais objetivos desta cooperação, pode-se citar: a implementação de ações em sustentabilidade no município de Alfenas à luz dos referenciais e melhores práticas nacionais e internacionais com o foco na resiliência urbana, equidade e bem-estar social; o intercâmbio de conhecimentos, experiências e informações técnico-científicas entre os servidores e estudantes da Unifal e o corpo de servidores da Prefeitura; a criação de programas de reflorestamento urbano com a implementação de sistemas regenerativos urbanos (áreas verdes para relacionamento criativo, artístico, social e cultural) a luz da ciência do urbanismo, permacultura, sistemas agroflorestais e sustentabilidade; a criação de conhecimentos e tecnologias climáticas locais; a cooperação entre técnicos e membros pertencentes às instituições para atuarem nas atividades acordadas; o desenvolvimento de cursos, programas, projetos e eventos de interesse comum, no campo do ensino, da pesquisa e extensão.

 

 

O programa foi lançado no início de outubro (Foto: Divulgação)

 

 


Alfenas Hoje – O Poder Legislativo integra as ações? De que forma?

Secretário - O Poder legislativo pode e deve coparticipar deste movimento e possui um papel fundamental na aprovação do Plano Municipal de Arborização e Reflorestamento e suas diversas leis de direito `a natureza e também de direito da natureza. Precisamos criar e discutir um arcabouço legal inovador este para a devida preservação e regeneração dos sistemas sócio-ecológicos da cidade de Alfenas.

Alfenas Hoje – O programa tem no seu nome a frase: “pensar global, agir local”. Diante disso, pergunto: está conectado a uma diretriz mundial em sustentabilidade?

Secretário - O movimento Reflorestar Alfenas está sendo pensado e arquitetado `a luz da ciência da sustentabilidade, dos movimentos sociais e ambientais que frutificaram na história e nas melhores praticas nacionais e internacionais. A ideia central do pensar global, agir local (frase de Patrick Geddes, 1915 – ativista social e pesquisador em planejamento urbano) é que cada cidadão tem voz e pode contribuir com o seu pensar e ação no aqui e agora para a prosperidade da sociedade humana global no porvir. Temos uma grande oportunidade de sermos bons ancestrais! Temos a oportunidade de deixar para as próximas gerações um legado de cidade de significado e grande abundância.

Alfenas Hoje – Do ponto de vista da sustentabilidade, gostaria que comentasse um pouco sobre a importância dessa ação coordenada pela Secretaria do Clima, Sustentabilidade e Inovação Social de Alfenas.

Secretário - A Secretaria do Clima, Sustentabilidade e Inovação Social de Alfenas em sentido amplo busca construir “futuros” prósperos e de significado para a sociedade e cidade de Alfenas em face aos desafios postos pelo Século XXI. No ocupamos de questões e desafios de longo prazo que moldam o desenvolvimento futuro do organismo dinâmico cidade de Alfenas e exploramos suas implicações para o desenvolvimento de ações e políticas públicas no presente. O movimento integra um grupo de trabalho de alta diversidade e capacidade intelectual e criativa, tais como todos nós da Secretaria do Clima, Sustentabilidade e Inovação Social, membros da Secretaria do Meio Ambiente, Codema, professores e pesquisadores da Unifal-MG e demais membros voluntários da sociedade civil como engenheiros, arquitetos, sociólogos, empresários, filósofos, artistas, técnicos, comerciantes, agricultores. No movimento Reflorestar Alfenas: pensar global, agir local, a Secretaria do Clima, Sustentabilidade e Inovação Social tem como missão mobilizar as instituições e sociedade civil para a implementação de ações em sustentabilidade; construir consenso inclusivo entre as diferentes perspectivas, aprofundar na compreensão das forças motrizes que afetam o desenvolvimento futuro da sociedade, da natureza e da cidade, identificar lacunas e sugerir áreas de pesquisas necessárias para compreender melhor as forças motrizes, identificar e tornar explícito algumas das difíceis escolhas políticas e compensações no futuro, criar estratégias para uma sociedade e cidade igualitária e resiliente.

 



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo