Postado em terça-feira, 18 de março de 2025
às 10:10
Projeto que institui Dia Municipal dos Motociclistas é aprovado pelos vereadores
Projeto foi aprovado em segunda votação e depende somente da sanção do prefeito para virar lei.
Alessandro Emergente
A Câmara Municipal aprovou, por decisão unânime na noite de segunda-feira, o projeto de lei que institui o Dia Municipal dos Motociclistas. A proposição foi aprovada em 2º turno e será enviada ao prefeito Fábio Marques Florêncio (PT) para que seja sancionada.
A data escolhida para a homenagem é 27 de julho e o objetivo, com oficialização da data comemorativa, é promover uma conscientização sobre os riscos enfrentados por motociclistas e reduzir o número de acidentes no trânsito.
.jpg)
A tramitação do projeto teve início no mês passado e é o primeiro aprovado, proposto pela atual legislatura. O autor do projeto é o vereador Jefferson dos Reis Padilha Gonçalves (Guigui/DC), que, na justificativa do projeto, informou que a Lei Federal nº 15.006/2024 alterou o Código de Trânsito Brasileiro para incluir a Semana Nacional de Prevenção a Acidentes com Motociclistas, na semana que compreende 27 de julho.
Vários vereadores se manifestaram durante a votação do projeto, elogiando a iniciativa. A reunião foi acompanhada por vários motociclistas. O presidente da Câmara Municipal, Matheus Paccini (PDT), lembrou que julho é o mês do rock e, com isso, sugeriu uma iniciativa conjunta comemorativa. O Dia Internacional do Rock é 13 de julho.
A data comemorativa será usada, de acordo com o texto do projeto aprovado, para proporcionar passeios, competições e exposições de motocicletas e promover eventos beneficentes, educativos, culturais e festivos. Também visa fomentar a participação de associações de moto clubes, grupos de motociclistas ou outras entidades representativas de Alfenas e região nas atividades alusivas ao dia dos motociclistas.
Outras iniciativas
Além do projeto, também foi aprovado um requerimento proposto pelos vereadores do PL, Maria Idalina da Silva (Idalina do Santa Rita) e Gilmar Costa da Silva. Os parlamentares solicitam informações à Secretaria Municipal de Saúde sobre um possível plano de trabalho para adequação e estruturação para adesão à política de descentralização do componente especializado da assistência farmacêutica.
Uma proposta de resolução, que institui o Projeto Câmara Mirim, foi apresentada e, com a leitura em plenário, iniciou a tramitação. O projeto é de autoria da presidência da Câmara Municipal.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Márcio Dunga, suplente de vereador preso, é empossado na Câmara Municipal
- Câmara aprova autorização para convocar de suplente de Pedrinho do Minas Acontece
- Câmara prepara resolução para convocar suplente de Pedrinho do Minas Acontece
- Câmara Municipal instaura comissão para investigar Pedrinho do Minas Acontece por quebra de decoro
- Projeto que institui Dia Municipal dos Motociclistas inicia tramitação na Câmara Municipal de Alfenas