Postado em quarta-feira, 22 de junho de 2022 às 20:08

Alfenas tem nove pré-candidaturas a deputado federal e estadual

Cinco vão concorrer a deputado federal e quatro a deputado estadual. Três vereadores e um ex-prefeito estarão na disputa.


 Alessandro Emergente

Faltando um mês para o início do prazo das convenções partidárias, nove nomes de Alfenas são apresentados como pré-candidatos ou pré-candidatas a uma das cadeiras da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), ou da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Dos nove, cinco devem disputar uma vaga para deputado federal e outros quatro pretendem entrar na disputa por uma cadeira de deputado estadual.

As convenções partidárias, que confirmarão as candidaturas, devem começar a partir de 20 julho e seguem até 5 de agosto, prazo limite para escolha dos candidatos pelas legendas. O primeiro turno das eleições está marcado para 2 de outubro. É quando será definida, pelo eleitor, a composição do Congresso Nacional e das assembleias legislativas.

Três dos 12 vereadores de Alfenas estarão na disputa por uma vaga de deputado federal: Braz Fernando (Braz da Máquina/Republicanos), Kátia Goyatá (PDT) e Luciano Lee (Luciano Solar/PV). A eles juntam-se mais duas pré-candidaturas: Júnio César Miranda (PTB) e Anelena Salomão (PL). Esses dois últimos foram candidatos a vice-prefeito (a) na última eleição municipal

Já para deputado estadual aparecem quatro nomes, entre eles o do ex-prefeito Luiz Antônio da Silva (Luizinho/PT). O petista renunciou ao mandato de prefeito no final de março para entrar na disputa por uma das 77 cadeiras da Assembleia Legislativa. Será a segunda vez que ele vai concorrer ao cargo – a primeira foi em 2006, mas acabou não sendo eleito. 

Na disputa pela Assembleia Legislativa também está o pré-candidato Pedro Alencar de Azevedo (Pedrinho do Minas Acontece/União Brasil) e as pré-candidatas Regiane Moreira (Regiane Jubrijo/PL) e Nivalda de Lima Silva (Novo). Essas duas últimas são estreantes em eleições.

Deputado Federal

A reportagem do Alfenas Hoje conversou com os cinco pré-candidatos as vagas na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). Todos confirmaram que seus nomes estão colocados na disputa e devem ser submetidos às convenções partidárias.

Júnio Miranda foi candidato a vice-prefeito na última eleição municipal na chapa encabeçada por Pedrinho do Minas Acontece. De perfil conservador e identificado com as pautas do presidente Jair Bolsonaro, Miranda preside o PTB em Alfenas. Essa será a sua segunda eleição. Ex-presidente do Lar São Vicente de Paula, o petebista possui uma empresa de comércio da área de construção civil.

Braz da Máquina vai para a sua segunda disputa eleitoral. Em 2020, ele foi candidato a vereador pela primeira vez e saiu vitorioso. Foi secretário municipal na gestão anterior de Luizinho e integra a base de apoio do atual prefeito Fábio Marques Florêncio (Fábio da Oncologia/PT) na Câmara Municipal. A pauta de geração de emprego e renda é apontada por ele como uma de suas bandeiras. 

Acima, os vereadores Bras da Máquina, Kátia Goyatá e Luciano Solar. Abaixo, Anaelena e Júnio Miranda (Fotos: Divulgação/Reprodução)


Assim como Brás, Luciano Solar estreou na política partidária nas eleições municipais de 2020, quando foi eleito vereador pelo PV. No mês passado, ele lançou a sua pré-candidatura que, segundo ele, representa um grupo de estudo que tem algumas diretrizes como a conscientização política, a ciência da sustentabilidade e propostas de uma reforma política embasada em teorias da Ciência Política.

“O objetivo é levar Alfenas para o centro do debate”, enfatizou o pré-candidato do PV ao comentar a importância da cidade em eleger um representante.

Kátia Goyatá, que está em seu segundo mandato como vereadora, vai para a sua segunda eleição para deputada federal. Em 2018, ela foi a mais votada dentro de Alfenas, com 6.705 votos. “Em 2018 disputei votos com 438 candidatos a deputado federal em Alfenas e sou, portanto, a majoritária aqui (em Alfenas). Tive votos em 609 municípios dos 853 existentes (em Minas)”, relembrou. 

A pedetista afirmou que a sua motivação em entrar na disputa é a vocação republicana e a certeza de poder contribuir para a garantia e plenitude do exercício da democracia. “Chegou a hora de Alfenas deixar de ser coadjuvante e ser protagonista de sua própria história”, disse.

A médica Anelena Salomão, que foi candidata a vice-prefeita nas eleições de 2020, é pré-candidata pelo PL, atual partido do presidente da República. Ela informou que recebeu um convite de lideranças políticas e aceitou o desafio. Disse perceber uma carência de representatividade na região.

Deputado estadual

O ex-prefeito Luizinho, que deixou o comando da Prefeitura de Alfenas no final de março para concorrer nas eleições de outubro, é um dos quatro pré-candidatos a deputado estadual com domicilio eleitoral em Alfenas. Pedrinho do Minas Acontece, Regiane Jubrijo e Nivalda Silva também confirmaram à reportagem suas pré-candidaturas.

Pedrinho foi candidato a deputado federal na eleição de 2018, quando obteve 15.449 votos, sendo 4.818 em Alfenas. Na época era filiado ao PSL, assim como Bolsonaro. Dessa vez, informou que entrará na disputa como candidato estadual pelo União Brasil, legenda oficializada no início deste ano após uma fusão do PSL com o DEM. 

Pedrinho do Minas Acontece, Luizinho, Nivalda e Regiane disputam uma vaga para deputado estadual (Fotos: Divulgação/Reprodução e Arquivo/Alfenas Hoje)


O pré-candidato do União Brasil pelo diretório de Alfenas disse que fará uma dobradinha com o ex-prefeito de Pouso Alegre, Rafael Simões (União Brasil), que deixou o comando da Prefeitura em março, dentro do prazo de desincompatibilização.

A ativista ambiental Regiane Jubrijo (PL) participará de sua primeira disputa eleitoral. A pré-candidata tem atuado em causas ligadas ao Lago de Furnas, como a cota 762 e a redefinição das regras de outorga da represa para garantia da sustentabilidade na região, e é uma das líderes do Movimento Todos por Furnas e Peixoto.

A professora universitária Nivalda de Lima Silva, do curso de Direito da Unifenas (Universidade José do Rosário Velano), também confirmou à reportagem a sua pré-candidatura a deputada estadual pelo Partido Novo. Disse ter recebido o convite para a disputa e que seu nome será colocado na convenção partidária para representar pautas como empreendedorismo jovem e conscientização ambiental.

 

 



NOTÍCIAS RELACIONADAS


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo