Postado em sábado, 28 de novembro de 2020 às 19:07
Atualizada em segunda-feira, 30 de novembro de 2020 às 17:09

Pouso Alegre é campeão mineiro do módulo II

Acesso a elite do futebol mineiro já havia sido garantido antecipadamente.


Alessandro Emergente

É o segundo título seguido em dois anos! O Pouso Alegre, que já havia garantido o acesso antecipado a 1ª divisão do Campeonato Mineiro, conquistou o título inédito do Módulo II neste sábado. O título veio com um empate, em 1 a 1, contra o Nacional, de Muriaé, no estádio Manduzão (Estádio Municipal Irmão Gino Maria Rossi).

O gol do empate veio aos 48 minutos do 2° tempo com o atacante Gênesis. O Pouso Alegre havia levado o gol aos 34 minutos da etapa final, marcado por Caio Vieira.

Com um empate com o Nacional, o Pouso Alegre conquistou o título inédito (Foto: Chiarini Jr/PAFC)


Depois do apito final, os atletas e a comissão técnica acompanharam, por um smartphone, os minutos finais da partida entre Athletic e Betim. A partida na região metropolitana terminou com um empate sem gols, mas os últimos minutos foram de tensão. Qualquer gol retiraria o título do Dragão do Sul de Minas.

Após a partida em Pouso Alegre, os atletas acompanharam os últimos minutos do confronto em Betim (Foto: Chiarini Jr/PAFC)


Com o apito final no Vale do Aço, os atletas do Pouso Alegre puderam comemorar mesmo sem a torcida no estádio devido a pandemia. Do lado de fora do Manduzão haviam torcedores que soltaram o grito da garganta com o título que marcou retornou a 1ª divisão após 28 anos. A última participação do rubro negro na elite do futebol mineiro foi em 1992 – a equipe não caiu naquele ano, mas suspendeu as atividades do profissional.

O Pouso Alegre, que liderou a fase de grupos, encerrou o quadrangular final com 10 pontos, seguido pelo Athletic, de São João del-Rei, que conquistou 9 pontos. As duas equipes conseguiram o acesso a 1ª divisão, deixando para trás o Betim, com 8 pontos, e o Nacional (de Muriaé), com 5 pontos.

Acima, o lateral esquerdo Foguinho e, abaixo, o elenco do Pouso Alegre (Foto: Chiarini Jr/PAFC)


Campeã da segundona no ano passado com recorde de público (o que, na prática, corresponde a 3ª divisão), o Pouso Alegre conquistou o título do Módulo II (a 2ª divisão na prática) com uma campanha incontestável. Liderou a fase inicial e, no quadrangular, praticamente garantiu a classificação ao vencer as três primeiras partidas. O acesso matemático veio na penúltima rodada antes mesmo da equipe entrar em campo. O resultado da outra partida (um empate entre Nacional e Betim), realizada antes do confronto com o Athletic, em São João del-Rei.

Líder desde a 1ª fase

Na primeira fase, antes da suspensão do campeonato devido a pandemia, o Pouso Alegre seguia líder e invicto há mais de dois anos. Após a suspensão das atividades, além de parte do elenco, o clube perdeu o técnico Rogério Henrique no final de agosto - que havia conquistado a segundona de forma invicta – e contratou Ito Roque.

Acima, os jogadores comemoram com a torcida que estava do lado de fora do estádio. Abaixo, torcedores ao recepcionarem a chegada do elenco para a partida (Foto: Chiarini Jr/PAFC)


Com uma nova comissão técnica e atletas recém-contratados, o Pouso Alegre acabou perdendo para o Betim, por 2 a 1, no dia 25 de outubro, no Manduzão. O clube não perdia desde setembro de 2018. A base de atletas, no entanto, havia sido mantida e a equipe terminou como líder da fase de grupos.

O projeto para o retorno

O projeto de retorno a elite do futebol mineiro começou em 2018 como mostrou o Alfenas Hoje em março daquele ano. Ao assumir a presidência do Pouso Alegre, Paulo César Ladeia de Castro (Paulo da Pinta) iniciou um projeto de estruturação do clube que envolveu o pagamento de dívidas fiscais e trabalhistas, além da construção de um centro de treinamento ao lado da BR-459.

Acima, todo o elenco e, abaixo, a comemoração logo após o título (Fotos: Chiarini Jr/PAFC e Reprodução/FMF)


Na época, Paulo da Pinta afirmou, em entrevista ao jornal eletrônico Terra do Mandu, que o projeto envolvia o retorno do Pouso Alegre a 1ª divisão do campeonato mineiro até 2020. A missão foi cumprida e, após 28 anos o clube está de volta à elite do futebol mineiro.

O acesso anterior foi em 1988, quando teve que recorrer à justiça esportiva. Naquele ano, a partida contra o Atlético, de Três Corações, teve que ser encerrada antes do tempo regulamentar por falta de condições de segurança. Na partida de ida, no antigo Estádio Comendador José Garcia (Lema), após o apito final houve uma confusão generalizada em campo e o clima de rivalidade foi levado para o jogo de volta, em Três Corações.

Paulo da Pinta ao lado do mascote do clube (Foto: Chiarini Jr/PAFC)

Uma nova partida foi agendada em campo neutro e o Pouso Alegre só garantiu o acesso já com o campeonato mineiro de 1989 em andamento. Por isso, o clube disputava partidas terças, quintas e domingo. Em 1990, o clube teve o seu momento auge chegando na 5ª colocação com um elenco que incluía o lateral esquerdo Nonato (que se transferiu para o Cruzeiro e foi titular por quase 7 anos), o lateral direito Edevaldo de Freitas (que integrou o grupo da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1982), o goleiro Paulo Cesar Gusmão (ex-Vasco) e o próprio Paulo da Pinta, que depois fez história com a camisa do Criciúma.



NOTÍCIAS RELACIONADAS


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo