Postado em domingo, 28 de outubro de 2018
às 20:08
Bolsonaro e Zema vencem entre os eleitores de Alfenas
Jair Bolsonaro (PSL) e Romeu Zema (Novo) foram eleitos e também tiveram a preferência do eleitor de Alfenas.
Alessandro Emergente
Jair Bolsonaro (PSL) e Romeu Zema (Novo) venceram a eleição, em 2° turno, em Alfenas. O futuro presidente da República e governador já haviam vencido entre os alfenenses no 1° turno e confirmaram, nesse domingo, o favoritismo.
Zema teve 79,3% da preferência, com 29.797 votos, contra 20,7% de Antônio Anastasia (PSDB), o que corresponde a 7.779 votos. A abstenção foi de 23,54% de um total de eleitores aptos a votarem que chega a 59.546. Na eleição para governador, 7.952 eleitores (17,46%) votaram em branco ou nulo.
Já para a presidência da República, Bolsonaro atingiu 68,31% do eleitorado alfenense, enquanto Fernando Haddad (PT) obteve 31,69%. Brancos e nulos somaram 5.020 votos (11,02%).
De perfil neoliberal, o empresário Zema afirma que vai romper com a “velha política”, diminuir a interferência do Estado na economia e promete privatizar algumas instituições estatais.
Apesar de se colocar como alguém novo na política, teve que dar explicações ao ser descoberto sua filiação ao PR desde 1999 a janeiro deste ano. O empresário justificou seu envolvimento com o PR, dizendo que não se lembrava da filiação.
Já, Bolsonaro, capitão reformado do Exército, chega a presidência da República após ocupar a função de deputado federal desde 1991, período em que protagonizou uma extensa lista de declarações polêmicas. Nos últimos anos, porém, se consolidou como liderança antipetista.
Em seu discurso, logo após a vitória, citou que fará um governo democrático e constitucional, além de apontar para uma “pacificação” quando questionado por jornalistas. Porém, não especificou como buscaria essa pacificação.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Kátia Goyatá e Dr. Marcos são os mais votados em Alfenas
- Jair Bolsonaro vence em Alfenas com 58% da preferência
- Candidata a vice-presidência visita a Alfenas e aponta Ciro Gomes como ‘ponto de equilíbrio’
- Dilma diz que Lula é a grande arma para derrotar o golpe
- Candidata ao Senado, Dilma Rousseff estará em Alfenas no sábado
COMENTÁRIOS