Postado em domingo, 6 de novembro de 2016
às 04:04
Alfenas perde e fica com o vice-campeonato da Copa Alterosa
Com a derrota, diante da torcida, a seleção de Alfenas não conseguiu o bicampeonato da Copa Alterosa de Futsal.
Alessandro Emergente
Com muitas chances de gols perdidas e passes errados, a seleção de futsal de Alfenas perdeu a oportunidade se tornar bicampeã da Copa Alterosa. Diante da torcida, no Ginásio Municipal Tancredo Neves, Alfenas perdeu por 5 a 4 e viu a seleção de Alpinópolis comemorar o título da 20ª edição do torneio.
Após o empate em 2 a 2 na primeira partida das finais, realizada no domingo passado em Alpinópolis, a seleção de Alfenas tinha a vantagem de, caso no tempo normal a partida terminasse empatada, jogar por um empate na prorrogação. No entanto, com uma vitória simples no tempo normal, Alpinópolis levaria o título. Foi o que aconteceu.
Alfenas, treinada por Márcio Costa (Dunga), começou atuando com Felipe Filé no gol, Eduardo Mamão, Luiz Eduardo, Vinícius Formigão e Renatinho. O time encontrou dificuldades e as jogadas não estavam “encaixando” devido a erros nos passes.
Abrindo o placar
Logo aos 3 minutos, Cleyton recebeu, próximo da área, driblou o goleiro e abriu o placar: 1 a 0 para Alpinópolis. O time de Alfenas demonstrou nervosismo e Formigão recebeu cartão amarelo após falta em Moises. Um dos principais atletas de Alfenas, Formigão mostrou rendimento bem abaixo do normal.
Aos 6 minutos, Renatinho escapou pelo meio e tocou na direita para Mamão entrar batendo para o gol, mas o goleiro David mandou, com o pé, para escanteio.
Com desvantagem no placar, Filé passou a jogar adiantado. Aos 7 minutos e 50 segundos, Formigão perdeu a bola no meio da quadra para Paulo, que aproveitou o gol sem goleiro e fez 2 a 0.
Buguinho, que substituiu Formigão, dando início aos revezamentos, entrou bem na partida e deu novo ritmo ao time. Aos 8 minutos, ele fez uma bela jogada, driblando o adversário, batendo no canto esquerdo do goleiro e diminuindo o placar: 2 a 1.
Alfenas passou a criar chances de gols a partir dos 10 minutos de jogo. Em um contra ataque, Luiz Eduardo ficou de frente com o goleiro, mas desperdiçou. Em seguida, Buguinho recebeu de costas para o marcador, girou e bateu com perigo.
Aos 13 minutos ocorreu o empate. Rodriguinho aproveitou um contra ataque para colocar o placar em igualdade. Mesmo retornando de uma contusão e ainda sem ritmo de jogo, Rodriguinho conseguiu melhorar o rendimento da equipe com a sua entrada.
O lance, que originou o gol de Rodriguinho, gerou muita reclamação. Isso porque a equipe de Alpinópolis pediu escanteio no início do lance e alguns atletas não acompanharam a jogada. Houve muita reclamação e o técnico Cleyton Leite Oliveira acabou expulso.
Faltando apenas um minuto para o fim do 1˚ tempo, Paulo recebeu próximo do gol, driblou Filé e fez 3 a 2 para deixar a torcida de Alpinópolis ainda mais eufórica. Apesar da partida ser em Alfenas, a torcida adversária foi quem dominou com os gritos “Ventania! Ventania!”, numa referência ao apelido de Alpinópolis.
2˚ Tempo
Logo no início do 2˚ tempo, Paulo, autor de dois gols, recebeu cartão amarelo depois de uma falta em Buguinho, que não gostou da entrada e encarou o adversário. Aos 8 minutos, Rodriguinho novamente entrou na quadra, no lugar de Formigão, e empatou novamente a partida (3 a 3) depois de virar em cima do marcador.
Um minuto depois do empate, Moises foi expulso após o segundo cartão amarelo por segurar Renatinho, que avançava pela esquerda. Alfenas voltou a perder várias chances de gols. O castigo veio faltando 5 minutos num chute de Paulista em que a bola bateu em Luiz Eduardo e entrou. Alpinópolis novamente na frente: 4 a 3.
Quando tinha a posse de bola, Filé deixava a quadra para entrada de Renatinho que atuou como “goleiro linha”. Faltando 3 minutos, num passe errado de Renatinho, Flavinho roubou a bola e bateu de longe, ampliando a vantagem de Alpinópolis para 5 a 3.
Quase um minuto depois de levar o quinto gol, Renatinho acertou um belo chute e diminuiu para 5 a 4. O gol reacendeu a esperança de Alfenas, que com um empate levaria a partida para a prorrogação. Mas não conseguiu e o título ficou com Alpinópolis. Alfenas não repetiu a festa do ano passado, quando foi campeã.
A arbitragem ficou por conta de Rodelci Francisco Souza e Valmir de Zevedo. Carlos Roberto Carvalho foi anotador e Diogo Vítor Lemos o responsável pela cronometragem. A final foi disputada com dois tempos de 20 minutos cronometrados.
Desorganização
Sem a mesma organização da edição passada, os organizadores não informaram público e renda após a partida, o que só será feito no decorrer da semana. Também não fizeram o credenciamento da imprensa, causando insegurança aos jornalistas que só tiveram acesso ao Ginásio por intermédio da Secretaria Municipal de Esporte.
Os ingressos foram vendidos a R$ 10 e, visivelmente, foi possível verificar um público bem abaixo do registrado em 2015, quando 640 pessoas acompanharam a final, sendo 570 como pagantes. A Copa TV Alterosa é organizada pela Associação Regional dos Oficiais de Arbitragem (Aroa).
Homenagens
Após a partida, Renatinho foi premiado como artilheiro da competição com 15 gols. O goleiro David, de Alpinópolis, recebeu o troféu de goleiro menos vazado e Everton, de Santo Antônio do Amparo, foi considerado revelação. A seleção de Santo Antônio do Amparo foi premiada com o Troféu Fair Play. O atleta Yuri representou a equipe.
Já o pivô Rodriguinho, de Alfenas, foi homenageado com uma placa da Aroa e outra da TV Alterosa pela sua participação nas 20 edições da Copa Alterosa de Futsal. O atleta se tornou uma referência no esporte regional devido a disciplina, talento e liderança. Em julho, ele também tinha sido homenageado.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Alfenas empata e fica com o vice-campeonato da Copa Alterosa
- Alfenas perde a primeira partida das finais, mas decidirá título em casa
- Alfenas decidirá título da Copa Alterosa nos dias 7 e 14 de dezembro
- Alfenas vence e é finalista da Copa Alterosa de Futsal
- Alfenas perde em Campo Belo e treinador faz balanço
COMENTÁRIOS